Prefeitura aplica prova de fluência em leitura para alunos do ensino fundamental

Educação
05/04/2022 12h30

A fluência em leitura é parte fundamental do processo de alfabetização dos estudantes. Diante disso, a Prefeitura de Aracaju está realizando mais uma avaliação para medir os níveis de leitura dos alunos da rede municipal de ensino. O diagnóstico é feito com o apoio do Programa pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).

Estão participando todos os estudantes matriculados no segundo ano do ensino fundamental das escolas municipais. Com o objetivo de promover a alfabetização de estudantes na idade certa, o PARC realiza Avaliações da Fluência em Leitura em diversos estados brasileiros, por meio de uma parceria entre redes de ensino, Associação Bem Comum e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

"Este é mais um diagnóstico sobre o processo de alfabetização dos alunos. Está sendo realizada neste início de ano letivo para identificar a situação dos estudantes e será realizada mais uma no final do ano para mensurar os avanços no processo pedagógico. A coleta da avaliação ocorre de forma individual por meio de aplicativo", explica o coordenador de Ensino Fundamental da Semed, Evilson Nunes.

As avaliações têm o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa no início do ensino fundamental. Os resultados alcançados permitem identificar o nível de leitura dessas crianças, de modo que ações específicas possam ser implementadas para desenvolver as capacidades de cada uma.

Avaliação diagnóstica
Além desta avaliação de fluência em leitura, realizada em parceria com a plataforma PARC, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) aplicou no mês passado provas de avaliação diagnóstica para 18.182 estudantes do ensino fundamental, os quais responderam questões de Matemática e de Língua Portuguesa.

Essa foi a avaliação de entrada e, durante o ano letivo, serão aplicadas mais duas: uma no meio do ano, que vai analisar o andamento dos processos desenvolvidos a partir da avaliação de entrada, para que se possa possa fazer correções de erros e aprofundar o trabalho para áreas que apresentam maiores dificuldades; e ainda a avaliação de saída, ao final do ano letivo, para que se consiga mensurar o desempenho da aprendizagem dos alunos no decorrer deste ano.