Prefeitura capacita profissionais da Saúde sobre fluxograma da pessoa idosa

Saúde
05/04/2022 14h30

Com o objetivo de qualificar os serviços prestados à população com 60 anos ou mais, a Prefeitura de Aracaju capacitou, nesta terça-feira, 5, as assistentes sociais da rede de saúde municipal sobre o fluxograma da pessoa idosa.

Na ocasião, a Secretária Municipal da Saúde (SMS) propôs um fluxograma de acolhimento a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com consultas médicas, de enfermagem e com as assistentes sociais, em um conjunto de ações que abrange desde o estímulo à prática de exercícios físicos, à alimentação saudável e reforço vacinal, com a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa e o acompanhamento da caderneta do idoso.
 
“A partir da caderneta é possível identificar o comprometimento da capacidade funcional, condições de saúde, hábitos de vida, vulnerabilidades, além de ofertar orientações para o seu autocuidado. O idoso é um grupo que demograficamente vem aumentando de forma considerável, e nós, enquanto cidadãos e gestores, devemos nos conscientizar sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas, mediante políticas públicas que garantam os direitos até então conquistados, estabelecendo estratégias para um envelhecimento com qualidade de vida”, explica a referência técnica da SMS, Vanessa Barreto.

Processo de envelhecimento
A sociedade passou a se preocupar com o processo de envelhecimento, devido ao fato de que as pessoas idosas correspondem a uma parcela numérica cada vez maior da população.

“Com o envelhecimento populacional se fez necessário estruturar ainda mais a Rede de Atenção à Saúde para atender tanto as novas demandas das pessoas idosas, quanto as modificações do acesso dessa população aos serviços. Atenta a essa realidade, a SMS planejou e acompanha ações voltadas para a atenção integral à saúde da pessoa idosa. Essas ações são desenvolvidas tendo a Rede de Atenção Primária [REAP] como inicio do acesso a toda a rede municipal de Saúde”, enfatiza.

Ainda segundo Vanessa, todas as ações são voltadas para a manutenção da capacidade funcional da pessoa idosa, ou seja, são centradas na produção da autonomia e da não dependência, promovendo um envelhecimento com mais saúde e qualidade de vida.
 
“É importante ressaltar que envelhecimento não é sinônimo de incapacidade e dependência, mas de maior vulnerabilidade. Por isso, é preciso desenvolver uma cultura de cuidado, de forma sustentável e que atenda as necessidades dessa população”, afirma

Para a coordenadora da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), Catarina Meneses, é importante a intersetorialidade nas capacitações.
 
"O objetivo desta junção é unificar nossas ações, pois nosso usuário é o mesmo. E quando a gente se conhece e se reconhece como política pública dentro do território, é bem mais fácil conseguir alinhar os fluxos e atividades para um melhor atendimento ao usuário. Os Centros de Referência e Atenção Social (Cras) e as UBSs são os locais que os usuários têm como referência no território e procuram sempre que necessitam de informações. Por isso, é muito importante esta junção de secretarias, alinhando os discursos e ações para um melhor fluxo da população”, afirma.