Síndrome gripal: Aracaju registra alta na internação de crianças de 0 a 4 anos

Saúde
05/04/2022 14h03

Boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aponta elevação de ) 19,8% na taxa de internamento de crianças de 0 a 4 anos de idade com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), entre 27 de março e 2 de abril. 

A SMS alerta que crianças nessa faixa etária não estão contempladas pela Campanha Nacional de Imunização contra Covid-19, liberada para crianças a partir de 5 anos de idade, e reforça as recomendações para pais e responsáveis nesse período de chuvas, como uso de máscara, higienização das mãos. 

“Após dois anos da pandemia de covid, o vírus da influenza estão voltando aos índices epidemiológicos normais, do período pré-pandêmico. O que torna essa situação preocupante é que o vírus da influenza tem uma agressividade muito maior nas crianças que as variações do coronavírus. Por isso, é extremamente importante não apenas manter as aplicações das vacinas infantis em dia, mas garantir que a criança seja imunizada contra a influenza todos os anos”, alerta o coordenador médico da Rede de Atenção Primária, Willian Barcelos.

Nesta semana, a positividade de casos de covid por semana apresentou uma queda de 30,7% e redução de 20% na média diária de internamento. Quando se compara com os últimos 15 dias, a redução do número de casos novos/dia por semana é de 84,21%.

Dados nacionais
O levantamento municipal segue a tendência de aumento de casos de SRAG em crianças divulgado semana passada. O Boletim InfoGripe, da Fiocruz, traz o alerta de aumento de aproximadamente 309% na média móvel, entre a primeira semana de fevereiro e a semana mais recente, entre crianças de 5 a 11 anos. Já no grupo de 0 a 4 anos, os dados apontaram um aumento de cerca de 110%. 

Referente à Semana Epidemiológica (SE) 12, que compreende o período de 20 a 26 de março de 2022, a investigação tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 28 de março. 

O documento indica, ainda, que na faixa etária de 0 a 4 anos os dados laboratoriais preliminares sugerem que o crescimento expressivo a partir desse período pode estar relacionado a um aumento nos casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR). Já no grupo de 5 a 11 anos, os números sugerem interrupção de queda nos resultados positivos para Sars-CoV-2 (Covid-19) em fevereiro e aumento na detecção de outros vírus respiratórios em março. 

Atendimento
Em caso de sintomas gripais, a rede municipal disponibiliza atendimento em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Síndrome Gripal, na Coroa do Meio, e no Hospital Fernando Franco, que funciona de domingo a domingo, 24 horas, no bairro Farolândia.

Para os casos que necessitam de internamento, Aracaju disponibiliza 15 leitos pediátricos. No momento, há sete crianças internadas no Hospital Fernando Franco.