Prefeitura e UFS iniciam tratativas para cooperação na área de estatística

Fazenda
05/04/2022 16h00

Por intermédio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), a Prefeitura de Aracaju iniciou, junto à Universidade Federal de Sergipe (UFS), as tratativas para cooperação entre as duas instituições na área de estatística.

Neste sentido, técnicos da Semfaz se reuniram, nesta terça-feira, 5, com o professor Luiz Henrique Dore, do Departamento de Estatística da UFS, e discutiram a construção de um convênio que permita ao Município e à instituição federal de ensino atuarem juntas em modelagem estatística, análise e manipulação de dados, bem como na modernização das ferramentas computacionais, de geoprocessamento e matemáticas utilizadas nesses processos.

De acordo com o integrante do Observatório de Valores da Semfaz, Robson Martins, esta reunião inicial serviu para que as partes envolvidas conheçam quais as necessidades uma da outra, e o que pode ser agregado ao trabalho que cada uma desenvolve.

"Daqui para frente será montado um termo de referência para que as ações comecem a ser desenvolvidas de fato, aprimorando o importante trabalho que já está em curso. A modernização dos procedimentos e a capacitação dos técnicos tem sido uma preocupação constante da Secretaria, e este é mais um exemplo disso”, enfatiza Robson.

Segundo o professor Luiz Henrique, neste primeiro encontro ficou claro que a Fazenda está passando por um processo de atualização dos procedimentos e recursos utilizadas pela gestão. “Algumas ferramentas computacionais e matemáticas já foram empregadas aqui, mas ainda há algum ajuste para o pleno funcionamento delas. Esperamos colaborar neste sentido. Existe a demanda por aprimoramento dos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos, e vamos, juntos, produzir um conhecimento inovador”, garante.

Para ele, enquanto universidade, essa parceria trará uma integração muito boa para os estudantes. “Haverá relação entre o que é produzido na sala de aula, que é um conhecimento acadêmico e teórico, e a aplicação desse conhecimento na resolução de problemas práticos. Como professor, conseguimos transmitir o entendimento para o aluno, trabalhar com exemplos, com coisas que são moldadas para aquela finalidade didática. Mas é bem diferente quando o aluno está diante de um problema real, prático; quando se analisa um conjunto de dados e se produz uma resposta que terá impacto. Será uma parceria frutífera”, aposta.

O chefe do Departamento de Estatística da UFS, professor Oscar Raposo, também avalia de maneira positiva a futura parceria institucional. “Este é um tipo de trabalho conjunto que tem todas as características de ser uma parceria longa e com muitos frutos. Não tenho dúvida que o nosso departamento será sempre empenhado em fazer o melhor pela Secretaria, assim como tenho certeza que nosso departamento ganha uma grande oportunidade para que os nossos alunos trabalhem com coisas tão importantes na formação deles. Um ciclo de boas ações que, sem sombra de dúvida, será algo muito positivo”, conclui.