O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com apoio da Prefeitura de Aracaju, realiza no próximo domingo, 10, a aplicação da prova para o processo seletivo referente à ocupação de 2.000 vagas temporárias aos recenseadores para a realização do Censo Demográfico 2022 em Sergipe. As inscrições foram abertas em dezembro do ano passado e tiveram seu prazo prorrogado, tanto para a inscrição como para a realização da prova.
Somente em Aracaju são ofertadas 560 vagas para recenseador, com nível fundamental, 60 para agente censitário supervisor e 9 para agente censitário municipal, essas para aqueles que possuem ensino médio completo.
Para que tudo ocorra conforme o planejado, o IBGE conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, uma parceria que foi firmada desde o início do processo, com a disponibilização de locais para a inscrição dos interessados e para apoio logístico dos censitários, até a divulgação do material informativo sobre o levantamento, para que a população pudesse participar do processo. A parceria segue até a realização do Censo na cidade, previsto para acontecer no segundo semestre deste ano.
Apoio da Prefeitura
A Prefeitura prestou apoio ao IBGE com a disponibilização do espaço da sede da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) para o cadastro de candidatos interessados em participar do processo seletivo para o Censo 2022.
A gestão municipal também forneceu dois locais que vão servir à logística do IBGE: a unidade da Fundat do bairro Santa Maria e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alencar Cardoso, no bairro José Conrado de Araújo.
Esses postos serão utilizados pelas equipes do IBGE durante a operação censitária, servindo como um ponto de apoio dos recenseadores e agentes envolvidos na coleta de dados em Aracaju. No último dia 21 de março foi realizada também uma reunião de planejamento para o Censo 2022, na qual foi apresentada toda a operação censitária.
A Prefeitura de Aracaju é parceira também na divulgação de ações que envolvem o Censo Demográfico, pois entende a importância deste trabalho para a criação de políticas públicas para o município que devem beneficiar toda a população através dos dados que serão obtidos com o levantamento.
Para a obtenção dos dados necessários para o Censo Demográfico 2022, 255.663 domicílios serão visitados pelos recenseadores do IBGE, entre agosto e outubro deste ano.