Prefeitura reforça ações de educação ambiental no bairro Inácio Barbosa

Serviços Urbanos
06/04/2022 16h00

Para estimular na população comportamentos socioambientais que contribuam para a preservação do meio ambiente, sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida, a Prefeitura de Aracaju deu continuidade, nesta quarta-feira, 6, no bairro Inácio Barbosa, às ações do programa de educação ambiental da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
 
O trabalho realizado nas comunidades é desenvolvido por um grupo de agentes ambientais, com idade entre 17 e 24 anos, sob a coordenação der um educador especialista em Educação Ambiental, e visa orientar a população sobre o descarte adequado de lixo e quanto às ações do Município voltadas ao descarte consciente. 

“No Inácio Barbosa e em outras áreas da cidade, o objetivo da educação ambiental é, por meio do diálogo, sensibilizar os moradores e comerciantes quanto ao descarte apropriado de resíduos, além de instruir sobre a funcionalidade do Ecoponto, do Cata Treco e informar sobre os demais serviços regulares prestados pela Prefeitura de Aracaju, a exemplo da coleta seletiva”, explica o assessor do programa, Pedro Augusto de Azevedo Moraes.

Kleber Vieira, funcionário público que reside há 15 anos na rua Castro Alves, afirmou, durante a abordagem da equipe do programa, que já conhecia o serviço da coleta seletiva ofertado pela empresa municipal.
 
“Sempre tive essa preocupação com o meio ambiente, por isso tenho o hábito de separar os eletrônicos e recicláveis. Semanalmente, faço o descarte desses materiais através da coleta, que aqui no bairro passa sempre às quartas-feiras”, disse.
 
O funcionário público parabenizou ainda a administração pelo serviço que o deixou informado, também, sobre o funcionamento da Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos. “Esse trabalho de conscientização é extremamente importante e precisa de uma adesão por parte dos moradores. A gestão está de parabéns pelo serviço”, reconheceu Kleber. 

A residência de Elias Linhares, policial militar da reserva que reside no bairro há 17 anos, também foi visitada pela equipe. Na ocasião, ele destacou a importância da ação. “Acho muito válida a iniciativa de envolver os jovens na divulgação desse programa, porque vamos incutindo na geração mais nova essa ideia de cuidar do meio ambiente”, afirmou, ao ressaltar que também costuma utilizar a coleta seletiva da Prefeitura.

Conforme o cronograma da Emsurb, os trabalhos de educação ambiental no Inácio Barbosa prosseguem até esta quinta-feira, dia 7. Na sexta-feira, 8, as atividades do programa estarão voltadas para a região litorânea da cidade. 

Ecoponto
No bairro Inácio Barbosa, a Prefeitura construiu uma Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecoponto) na rua Júpiter, s/nº, a qual funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h às 17h. O ecoponto recebe vidro, papel, papelão, plástico, metal, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, móveis, embalagens, volumosos e resíduos de construção (até 1 m³ por descarga). Os materiais recicláveis são destinados às cooperativas da cidade e, após triagem, são reutilizados.