Prefeitura entrega kits escolares a todos os alunos da rede municipal

Agência Aracaju de Notícias
06/04/2022 17h40

Mochila, caderno escolar, lápis, borracha, apontador, giz de cera, lápis de cor, massa de modelar. Estes são alguns dos itens contidos nos kits escolares que estão sendo distribuídos pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), aos alunos das escolas municipais, tanto para estimulá-los no processo de aprendizagem, como para auxiliar as famílias que não têm condições de adquirir os itens.
 
Para isso, a gestão municipal investiu mais de R$3,7 milhões na aquisição de 29.163 kits para os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano. Secretária municipal da Educação, Cecília Tavares destaca que esse investimento visa qualificar a oferta do ensino na rede e contempla "desde as turminhas do berçário, até os estudantes do ensino fundamental maior".
 
"Todos vão receber material para estimular e melhorar a proficiência dos alunos, visando uma educação ainda mais humanizada e inclusiva. Sabemos que muitas famílias nem sempre têm condições financeiras para comprar esses materiais para os seus filhos. A Prefeitura assumiu o compromisso para que todos, sem distinção, possam ter acesso ao ensino da rede municipal. É mais um incentivo para a permanência dos estudantes na escola, onde também é respeitado o direito a uma alimentação balanceada. Com a entrega do fardamento e, agora, dos kits de material escolar, reforçamos o nosso compromisso de oferecer uma Educação digna para todos os nossos estudantes”, frisa Cecília.


Significado
A distribuição desses kits, para alguns, pode parecer apenas uma obrigação do poder público, mas para quem recebe o benefício representa a mudança de visão diante de uma realidade que, muitas vezes, não oferece as condições necessárias ao desenvolvimento da aprendizagem. Essa consciência é expressa pela aluna Samira Campos dos Santos, de 9 anos. 

“Todas as crianças do mundo iriam gostar de ter uma mochila boa. Nem todo mundo pode ter um bom material. Seria bom se todos recebessem uma mochila para estudar. Estou muito feliz”, conta a menina. 

Para a aluna Natália Yasmim Silva Santos, de 9 anos, a entrega dos kits garantiu a continuidade do processo de aprendizagem. "Achei bem legal, porque antes não dava material, e agora estão dando. Minha mãe estava sem condições de comprar um caderno e eu vou ter a oportunidade de ter um caderno, além de lápis e borracha. Estou feliz”, relata a estudante. 

Mesmo tão novo, o aluno Heitor Teixeira Lima de Oliveira, 9 anos, entende o que representa a entrega dos kits, pois ele reconhece que "várias crianças não têm oportunidade de estudo, e com essa colaboração da Prefeitura, é melhor para as crianças". "Vamos ter mais empenho para estudar", afirma o garoto. 

E é também assim que o aluno Caique Gabriel dos Santos Brito, de 10 anos, reflete. "Estou feliz porque quase ninguém pode ter esse kit e a minha escola está me dando. Eu quero agradecer à Prefeitura por isso. Muito obrigado", diz o menino. 

A mesma satisfação é revelada por Jenifer Yasmim da Silva Simão, de 8 anos. "Gostei do kit, achei bom porque vou estudar melhor agora com esses materiais".

Diretora da Emef Elias Montalvão, Caroline Souza Teixeira ressalta que a entrega do material é importante, tanto para a comunidade escolar quanto para os professores. “Ajuda no andamento pedagógico das atividades do dia a dia e até contribui para que aquelas mães que precisam e não têm condição financeira consigam trazer o filho com todo o seu material completo. Auxilia, ainda, para que as atividades pedagógicas consigam fluir com muita organização e ajuda de todos os professores. Nesse momento pós-pandemia, é muito importante ter essa ajuda da Prefeitura”, considera. 

Katylene Nunes Santos, professora da Elias Montalvão, destaca a realidade vulnerável de muitos dos alunos da rede e como a entrega reflete nessa circunstância. “Achei a iniciativa ótima. A Prefeitura de Aracaju está de parabéns porque são muitos alunos carentes que não têm condições de comprar nem um caderno, imagine um kit. A entrega vai desenvolver ainda mais o estudo deles, vai ser de suma importância para o aprendizado. Assim como os meus alunos, eu também estou feliz”, pontua. 

O diretor da Emef José Carlos Teixeira, Marcelo Ribas, salienta que a ação é um anseio antigo das famílias dos alunos, "tanto o fardamento que a Prefeitura já enviou e a gente já entregou aos alunos, e agora esse kit", frisa.
 
"Temos algumas famílias de baixa renda que necessitam deste material escolar, que vai trazer um benefício muito grande, não só pedagógico, para a escola, como também para as famílias, que vão deixar de comprar material escolar e vão dedicar parte do orçamento familiar a outros itens", afirma o Marcelo.
 
Para o diretor, o material é de qualidade "e de grande importância". "É mais um incentivo à educação. Alguns alunos vêm sem material escolar, ou vêm com material reutilizado, de anos anteriores, então, para eles, é importante porque precisam ter um material de qualidade que vai auxiliar muito no trabalho pedagógico”, pontua.