Prefeitura capacita guias de turismo para potencializar atrativos turísticos de Aracaju

Formação para o Trabalho
06/04/2022 17h00

A Prefeitura de Aracaju, a partir de uma parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju e (Semict) e Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), promoveu a oficina “A importância do guia de turismo para a experiência turística dos visitantes em Aracaju”, uma capacitação destinada aos profissionais que atuam nesta função, e voltada ao fomenta para o segmento do turismo na capital.

Realizada nos dias 4 e 5, das 13h às 17h, a oficina teve carga horária de 8 horas e objetivou proporcionar aos alunos uma imersão de aprendizado sobre como os lugares turísticos podem se tornar ainda mais atrativos. As aulas foram ministradas no Auditório da Fundat, localizado na rua Itabaianinha, 164, Centro, e teve como instrutora a turismóloga Viviane Castro, que também atua no setor de planejamento turístico da Semict.

Como esse setor se transforma com frequência, principalmente no comportamento do consumidor, a Fundat planejou a oferta desta capacitação para que os guias também renovem constantemente seus conhecimentos e aprimorem o serviço que ofertam. 

Segundo Viviane Castro, os guias são elos fundamentais da cadeia produtiva do turismo porque estão na linha de frente para receber o visitante. “A oferta desta oficina foi necessária porque sentimos a necessidade de trazer essa capacitação para atualizar os aprendizados e atender melhor os turistas”, explica a instrutora.
 
A guia de turismo e aluna Luciene Santos, atua com o turismo emissivo, responsável pela saída de pessoas para viajar para outra região, mas recentemente começou a trabalhar também com o turismo receptivo, que engloba o complexo de bens e serviços utilizados ou utilizáveis para a prática da atividade turística.
 
Por conta disso, ela quis aprender ainda mais sobre essa modalidade. “Essa oficina foi uma oportunidade de aprender e adquirir o conhecimento de forma presencial. O conteúdo foi rico, proveitoso e acredito que será interessante trazer um turismo diferenciado para tornar a experiência do visitante mais agradável”, relata Luciene. 

Para a guia de turismo e aluna da oficina Maiara Daniele, tecnóloga em Gestão de Turismo há cerca de um ano, esse tipo de capacitação ajuda bastante a pessoas como ela, que está ingressando na área. “A minha intenção ao me inscrever nesta oficina foi a de aprimorar os conhecimentos sobre Aracaju. Como a minha atuação é com o turismo emissivo, a troca de experiências durante as aulas foi bastante interessante e de relevância para aprimorar o meu trabalho”, conta.

Segundo a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, ofertar essa capacitação para os profissionais de turismo, em parceria com a Semict e Singtur é uma ação necessária para que os profissionais ampliem os conhecimentos e se aperfeiçoem ainda mais.
 
“Acredito que essa capacitação vai gerar bastante resultado positivo na vida profissional desses alunos, permitindo que eles ampliem suas ideias e expandam os seus negócios e, assim, promovam a inovação no turismo de Aracaju”, afirma Edivaneide.