Prefeitura retoma atividades do Projeto Ujacará no Parque da Sementeira

Educação
06/04/2022 18h20

O mundo encantado do Ujacará volta a cativar crianças de todas as idades no Parque Augusto Franco. Após cerca de dois anos com as atividades suspensas por conta da pandemia, o projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), retorna ao Parque, unindo teatro e educação ambiental. 

Nesta quarta-feira, 40 crianças de cinco anos de idade, alunas da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Clara Machado, participaram do projeto, aprendendo sobre a importância de cuidar do meio ambiente. 

"Tanto os alunos, como nós, professores, ficamos felizes com o retorno do projeto. As nossas crianças sofreram muito com as restrições por conta da pandemia e elas precisam disso, desse momento de contato com a natureza, conhecer os lugares que a nossa cidade oferece para aprender a cuidar desde pequenininhos", comenta a diretora da Emei Maria Clara Machado, Hidébora de Carvalho.

O Ujacará é uma peça teatral promovida pela Coordenação de Educação Ambiental da Sema e, de forma lúdica, mostra para as crianças a importância do meio ambiente e as sensibiliza quanto aos cuidados com a natureza. Através de uma trilha enquanto a peça é apresentada, os personagens aparecem e mostram um pouco do local, ao mesmo tempo em que ensinam sobre a preservação da natureza.

"A equipe de educação ambiental da Sema proporciona para crianças de escolas públicas e privadas essas visitas guiadas, em que conscientizamos os alunos sobre como manter o ambiente equilibrado. No Parque Poxim, por exemplo, falamos sobre as características dos mangues. É um trabalho educacional voltado ao meio ambiente da nossa cidade", explica Cláudia Maria, que faz parte da equipe da Educação Ambiental da Sema.

A  parceria entre as secretarias municipais da Educação (Semed) e do Meio Ambiente proporciona aos alunos da rede visitas guiadas não somente ao Parque Augusto Franco, como também ao Parque Poxim. Após o retorno às aulas presenciais, este é o segundo encontro realizado pelo projeto.

"Sentimos muita falta de ter esse contato com as crianças, para eles vivenciarem esse espaço maravilhoso, esse mundo encantado. Com os estudantes da Educação Infantil tentamos falar de uma forma mais lúdica, adaptando a linguagem. O lúdico serve para levar qualquer mensagem para qualquer público. A arte tem esse poder de colocar a sementinha do senso crítico nas pessoas e isso vai sendo regado de acordo com o tempo", afirma um dos integrantes do grupo de teatro da Sema, o ator André Marques.