Prefeitura capacita professores para o projeto Defesa Civil nas Escolas

Defesa Civil
06/04/2022 20h50

A Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou, na tarde desta quarta-feira, 6, a primeira capacitação voltada ao projeto Defesa Civil nas Escolas. A formação objetivou preparar os professores da rede municipal de ensino para o início da programação que envolverá a comunidade escolar, com foco na construção de uma cultura preventiva e mudança de hábitos, para tornar o ambiente mais seguro e resiliente.

A palestra ministrada pelo secretário da Defesa Social e da Cidadania, major Sílvio Prado, ocorreu através do canal do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação-CEAFE no YouTube. Nesse espaço, foram exibidas as diretrizes do projeto e, de forma inédita, foram apresentados os quatro vídeos educativos que serão veiculados para os alunos da educação básica, a partir deste mês.

Somado a isso, o secretário da Defesa Social realizou uma apresentação interativa, na qual explicou, também, o papel da Defesa Civil e os seus cinco pilares: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Apresentou ainda outras informações importantes como a indicação dos canais de atendimento do órgão, o 199, e o Serviço de Alerta por SMS 40199.

Essa capacitação atende a uma das metas do Plano Cidade Resiliente, que visa tornar a cidade mais segura e preparada para o enfrentamento de desastres naturais ou antrópicos. A Defesa Civil de Aracaju está engajada com o programa internacional da Organização das Nações Unidas - ONU, denominado "Construindo Cidades Resilientes'', o qual propõe estratégias internacionais para a redução de desastres (EIRD), procurando sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios da prevenção na redução dos riscos urbanos.

"O nosso objetivo é exibir os vídeos educativos como conteúdo complementar para os alunos, de maneira que eles possam fazer, junto com o professor, debates que irão ajudar na formação cidadã. Mostramos, através desse recurso, que cada ato é importante. Desde um papel jogado no lixo, até cada ação realizada juntamente com a comunidade para minimizar impactos provocados pela chuva e a difusão de informação sobre os canais de órgãos oficiais que poderão ser acionados diante de situações adversas, principalmente no período mais chuvoso", explicou o secretário.

A coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade, da Semed, Maíra Ielena Nascimento, ressalta que os conteúdos, inclusive, fazem parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

"Conteúdos como esse, que nós trouxemos hoje, que falam sobre a importância da Defesa Civil, mas também sobre a mitigação de impactos ambientais, de fenômenos naturais que possam causar desastres, vem no sentido do que já trata a BNCC, que é o documento de referência, para elaboração dos currículos, em todos os estados e municípios. Então, é importante a gente trazer aliados, parceiros, como a Defesa Civil e a Secretaria do Meio Ambiente, por exemplo, para formar os professores e falar sobre a importância de se discutir esses fenômenos naturais e seus impactos ambientais", afirmou a coordenadora.

Maíra Ielena acrescentou ainda que projetos como esse reafirmam a importância da intersetorialidade na educação. "Assim como se diz que é necessária toda uma aldeia para educar uma criança, é necessária toda uma cidade, além de vários profissionais, com saberes distintos, para que a gente possa educar nossas crianças e nossas comunidades", frisou.