Educação para o trânsito: Prefeitura vai das ruas às escolas para fomentar a cidadania

Agência Aracaju de Notícias
14/04/2022 08h00

Com idade entre 3 e 4 anos, Dafiniele, João Miguel e Vitor Samuel, alunos da rede municipal de ensino, aprenderam que é mais seguro atravessar a rua quando o sinal estiver vermelho para os carros e que o ideal é fazer essa travessia pela faixa de pedestre, sempre olhando para os dois lados da via.
 
Foi através de uma das ações da Prefeitura de Aracaju, desenvolvida pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que essas lições foram passadas e, para isso, as crianças não precisaram sair do ambiente escolar, pois a informação foi até elas a partir do trabalho realizado pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET/SMTT). 

Além de ir às ruas da cidade levando ações de conscientização, a CET faz um trabalho formador nas escolas, tanto da rede pública como da rede privada e ainda leva o conteúdo a empresas e instituições de ensino superior da capital. Para isso, o Grupo Cones de Teatro se vale da ludicidade para orientar e conscientizar a população.

De acordo com a integrante da CET, Heloísa Rezende, as ações realizadas são baseadas no planejamento do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e desenvolvidas durante todo o ano, por vertentes variadas. 

“Adequamos esse planejamento à realidade de Aracaju. Realizamos ações educativas no retorno das aulas, no período do Carnaval, Semana Santa, durante os festejos juninos, festividades de final de ano, e agendas especiais como a Semana Nacional do Trânsito. Para isso, o setor de estatística da SMTT realiza um levantamento dos acidentes e situações conflituosas do trânsito e nos baseamos nos resultados para determinar os locais em que essas ações educativas serão realizadas, portanto, são definidas as vias mais movimentadas ou nas que, por alguma razão específica, carecem de uma ação mais cuidadosa”, explica Heloísa. 

Nas ações desenvolvidas nas vias públicas, a integrante da CET ressalta que a comunicação é mais rápida e visual, “devido ao fluxo mais rápido do trânsito, por isso, utilizamos placas com mensagens mais instantâneas ou que chamem mais atenção para que o condutor, ciclista e até mesmo o pedestre possa ser impactado de forma satisfatório dentro daquele curto prazo de tempo”, acrescenta.

Lúdico 
Nas escolas, o foco é diferenciado, o que leva a uma ação mais criteriosa. Neste sentido, o Grupo Cones, que também participa das ações nas ruas, tem papel fundamental porque é a partir da ludicidade que o objetivo formador pode ser alcançado, sobretudo com as crianças mais novas que, normalmente, são envolvidas pelo contexto visual. 

E foi na história das “Aventuras da Nina” que os pequenos Dafiniele, João Miguel e Vitor Samuel conheceram a Nina, o Semaforildo e a Zebradinha, personagens que mostraram a importância dos cuidados no trânsito e fomentaram a cidadania nos primeiros anos escolares. 

Na peça teatral, Nina vivencia o primeiro dia a ir para a escola sem a companhia dos pais. Nessa aventura, ela encontra Semaforildo e Zebradinha, que explicam a ela como transitar de forma segura, prestando atenção nos sinais de trânsito, observando as placas e os sons. Além disso, Nina conta a importância do cinto de segurança nos carros e do uso do capacete para quem utiliza a moto. 

“No nosso cronograma, fazemos apresentações em escolas em dois dias na semana. Temos dois espetáculos, um infantil e outro infanto-juvenil. A arte é um instrumento de comunicação e, assim, adaptamos o conteúdo para cada público. Para as crianças menores, utilizamos os fantoches porque entendemos que a figura animada se comunica melhor, prende mais a atenção. Flexibilizamos o assunto que nem sempre é agradável e, inclusive, colocamos as crianças nas situações de vivência no trânsito para que elas entendam que fazem parte desse contexto e que podem fazer um trânsito mais seguro, a partir do momento que compartilham com os pais e, desde pequenos, começam a introduzir práticas mais conscientes no trânsito. Nossa missão é falar sobre o trânsito e usar a arte como instrumento propulsor”, ressalta o coordenador do Grupo Cones, Hiel Gomes.