Entenda o que é afasia e como cuidar da saúde reduz as chances desse diagnóstico

Saúde
08/04/2022 12h11

Nos últimos dias tem sido amplamente discutida uma condição neurológica que compromete diretamente as funções da linguagem. Ao pesquisar o conceito da palavra ‘afasia’, será fácil encontrar como definição ‘perda parcial ou total da fala ou da compreensão da linguagem, resultante de lesão cerebral’. Como se trata de uma condição gerada por uma doença de base, prevenir-se da afasia significa prevenir doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e todas as demais que possam gerar esse tipo de sequela. 

Na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) consultas clínicas para a população em geral, bem como acompanhamento dos usuários com quadro hipertensivo ou de diabetes, além de realizar os encaminhamentos para a rede especializada, através do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos), quando necessário. 

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) está entre as principais doenças que geram a condição de afasia, mas tumores, doenças inflamatórias, sangramentos do sistema nervoso ou doenças degenerativas, a exemplo da doença de Alzheimer, também podem gerar essa condição.

Conforme orienta o neurologista da SMS, Marcos Aurélio Alves, a forma de prevenção depende da causa, e por isso as maneiras de se prevenir estão diretamente ligadas aos cuidados com cada doença. 

“Por exemplo, uma pessoa que teve AVC pode ter como causa a hipertensão ou o uso indiscriminado de tabaco, então o mais indicado é que haja um controle de todos os hábitos ou condições que possam acarretar em moléstias cerebrais. Controlar a pressão arterial e a diabetes, o colesterol, não fumar, evitar o sedentarismo”, orienta. 

Sintomas
O diagnóstico de afasia é feito pelo neurologista, porém alguns sintomas podem ser notados pelo próprio paciente ou pessoa próxima. Emissão de frases incompletas, sem sentido, trocas de palavras ou ainda a fala de palavras incompreensíveis estão entre os sintomas mais comuns. 

“Afasia não é uma doença, é um sintoma que se traduz como uma dificuldade de linguagem. Pode ser uma dificuldade na emissão da fala ou da compreensão. No primeiro caso é chamada afasia motora e o indivíduo escuta, mas não consegue falar. Quando ocorre o contrário, chamamos de afasia de compreensão”, explica o neurologista. 

Acesso ao serviço
A busca por uma melhor qualidade de vida resulta na prevenção de diversas doenças, dentre elas as vasculares. Evitar o tabagismo, praticar atividade física regular, manter uma alimentação saudável são hábitos que reduzem as chances de quadros de hipertensão, diabetes e obesidade, assim como os riscos das doenças de base que podem gerar a afasia.

Usuários residentes em Aracaju podem receber o acompanhamento necessário através das Unidades Básicas de Saúde. Para acesso ao serviço, quem ainda não está vinculado a uma UBS de referência, deve se cadastrar na unidade do bairro, apresentando RG, CPF e comprovante de residência de Aracaju. 

A partir desse acesso inicial na unidade básica, o usuário passará por consulta médica e avaliação e, a depender do caso, será encaminhado para os programas e serviços necessários, com acesso à dispensação de medicamentos, realização de exames e consultas na rede especializadao.