Prefeitura elabora linhas de cuidado e reforça qualificação de serviços de saúde

Saúde
11/04/2022 17h00

Para uma prestação de serviço cada vez mais qualificada, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vem elaborando e aprimorando linhas de cuidado específicas para os mais diversos públicos e necessidades dos usuários que utilizam o Sistema Único de Saúde.
 
Essa organização de fluxos, baseada nas diretrizes do Ministério da Saúde, está inserida no Planejamento Estratégico da SMS, contemplando desde o primeiro acesso do usuário, na Rede de Atenção Primária, até a Rede Especializada. 

“As linhas do cuidado são importantes para que seja garantido o 'caminho' que o paciente percorre nas Redes de Atenção à Saúde, considerando a especificidade de cada um. Quando os serviços são pensados através das linhas do cuidado, é possível garantir que aconteçam ações de prevenção, promoção e tratamento desde a Atenção Primária até a Especializada. Com essa organização o profissional tem clareza no encaminhamento do paciente e deve estar atento à contrarreferência também”, detalha a assessora técnica da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde, Ana Régia Oliveira. 

Nesse sentido, à medida que esse material vem sendo produzido, os profissionais de saúde envolvidos no serviço estão sendo capacitados. Esse processo, explica Ana Régia, objetiva qualificar os encaminhamentos do usuário/paciente para demais consultas e exames. 

“A diferença no que é ofertado hoje e o que já vem se atualizando a partir da execução das linhas de cuidado será sentida pelo usuário, que terá seu tratamento qualificado e garantido dentro de sua particularidade. Tendo como exemplo uma pessoa com Doença Renal Crônica: o profissional da Atenção Primária sabe até onde pode tratar e acompanhar esse paciente e quando deve encaminhar para os demais atores das redes. Por sua vez, a SMS, com a linha desenhada tem a clareza de onde estão as falhas e pode concentrar as energias na contratação de profissionais e/ou procedimentos que estejam em déficit”, considerou Ana Régia. 

Linhas de cuidado
A SMS vem elaborando, validando e executando diversas linhas de cuidado na rede de saúde da capital. Entre elas estão: Linha de cuidado Materno-Infantil; para a população LGBTQIA+; Climatério; para inserção do DIU; Diabetes e Hipertensão; Obesidade; Neoplasias. 

Também estão inseridas nessa organização de fluxo as linhas de cuidado para Doença Renal Crônica; Pós-Covid; Pré-Natal; Violência contra a Mulher; Esterelização Cirúrgica; Acompanhamento de Zika em Gestantes; Urgência dialítica em adultos e crianças; Toxoplasmose.