Guarda Municipal realiza ação educativa no bairro Santos Dumont

Guarda Municipal
13/04/2022 16h22

Na tarde desta quarta-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Guarda Municipal (GMA), vinculada à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desenvolveu uma exposição institucional dedicada à comunidade do bairro Santos Dumont. A ação educativa, voltada especialmente para o público infantil, foi coordenada pelo programa Anjos Azuis, e integra a programação desenvolvida pelo Conselho de Segurança do bairro.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Fernando Mendonça, ressalta que esse é um espaço de interação com a população. "Essa é uma ação que promove aproximação com a comunidade. Apresentamos o trabalho da Guarda, através do Programa Anjos Azuis, e, ao mesmo tempo, orientamos a população", pontuou o diretor.

Foram apresentados à comunidade importantes equipamentos da Guarda Municipal, a exemplo da base móvel de videomonitoramento, como representação dos aspectos tecnológicos que compõe o trabalho da corporação. Também estiveram representados grupamentos especializados, como é o caso do motopatrulhamento e viaturas.

Alguns equipamentos de proteção individual, fardamentos, coletes e os fantoches, que fazem parte dos espetáculos encenados pelo Programa Anjos Azuis, estiveram disponíveis, no local, para apreciação do público.

A coordenadora do Programa Anjos Azuis, a guarda municipal Aracelly Santos, explica que, na ocasião, houve diálogo com a comunidade sobre a preservação do patrimônio. "Aqui, apresentamos ainda um jogo eletrônico que fala, justamente, sobre a preservação do patrimônio, para que eles possam desenvolver essa conscientização de forma lúdica", acrescentou Aracelly.

Para as crianças, o espaço aguçou a curiosidade e promoveu conhecimento, como relata Anny Gabriele, de 12 anos. "Estamos experimentando coisas novas. Acho que é uma boa oportunidade para as crianças descobrirem o que querem ser quando crescer, como a minha prima, que já disse que quer ser policial", disse a estudante.

A fiscal do Conselho de Segurança, Luciana de Souza, destaca que essa ação integra a programação do projeto Praça Viva. "Buscamos mostrar para as crianças que os agentes da segurança ajudam e protegem a comunidade. Nosso propósito é unir e reacender as praças, tirando o foco da marginalidade. Queremos que as crianças tenham mais espaço e estamos tentando, junto com a comunidade, fazer com que melhore", ressaltou a fiscal.