Mediação de Conflitos é tema de palestra oferta a servidores municipais

Planejamento e Orçamento
13/04/2022 16h35

Nesta quarta-feira, 13, a Escola de Governo e Administração Pública de Aracaju (Esgap), órgão vinculado à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), promoveu a palestra Mediação de Conflitos. Cerca de 40 servidores participaram da aula, entre participantes presenciais e público online.

A palestra, ministrada pelo coordenador do Centro Pop, Edilberto Filho, abordou aspectos teóricos e práticos sobre como lidar com os conflitos surgidos ao longo do cotidiano, debatendo pontos importantes para melhorar as relações interpessoais e os fluxos de trabalho.

A coordenadora psicossocial da Esgap, Ana Dalva Trindade, destaca como o conteúdo pode contribuir para a melhoria no dia a dia do trabalho. "A palestra foi importante para mostrar como os conflitos existem de formas positivas e negativas, depende muito de como a gente vai agir diante deles. No trabalho, ter esse domínio é um passo para uma equipe mais harmoniosa e produtiva", avalia.

O tema foi uma demanda solicitada à Esgap por diversas secretarias. Para Edilberto, o encontro foi uma importante oportunidade de disseminar o diálogo sobre a mediação de conflitos. "Foi uma oportunidade de possibilitarmos o espaço de debate e reflexão das práticas de trabalho, inclusive trazendo novas perspectivas de atendimento ao cidadão", afirma.

Para Maria Catiane dos Santos, servidora da Secretaria Municipal da Fazenda, a palestra gerou reflexões sobre o cenário pessoal e, também, sobre como o cotidiano do trabalho pode melhorar.

"O conflito é gerado em qualquer situação da nossa vida. Pudemos pensar nos conflitos na nossa vida familiar e também no trabalho. Como trabalho na Fazenda, penso nisso em relação ao contribuinte e aos setores com quem temos processos, para melhorar o atendimento", disse.