Modelo piloto do ecobueiro entra em operação na capital

Serviços Urbanos
13/04/2022 19h08

A Prefeitura de Aracaju avança para garantir a resiliência da cidade, principalmente no período de chuvas. Nesse sentido, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), colocou em operação, nesta quarta-feira, 13, o primeiro ecobueiro da capital. O modelo piloto foi fixado em um dos bueiros externos do mercado Maria Virgínia Leite Franco, na região central.

Os trabalhos de limpeza e retirada dos resíduos coletados durante os testes foram acompanhados pelo presidente da Emsurb, Bruno Moraes. Na ocasião, ele explicou a respeito da funcionalidade do dispositivo de baixo custo que vai contribuir para minimizar os impactos negativos ocasionados pelo descarte irregular.

“Esse equipamento piloto foi pensando pela equipe Emsurb. A partir desse, após análise de resultados, serão instalados outros na cidade de forma gradativa, conforme um planejamento integrado que envolve a Defesa Civil do município, principalmente em locais mais críticos além dos já mapeados”, enfatizou o presidente.

Ainda segundo Bruno, através dessa iniciativa, a gestão garante uma alternativa criativa para um dos problemas mais eminentes do município, a exemplo dos alagamentos.

“Com esse equipamento iremos levantar também outros dados, como a média de resíduos recolhidos nos bueiros, bem como estabelecer a periodicidade da sua limpeza, como a que ocorreu hoje”, acrescentou ele.

Acompanhando a execução do serviço, o vereador Binho comentou sobre a iniciativa da administração municipal. “Considero a inciativa maravilhosa. A cidade estava precisando desse sistema de ecobueiros para se preparar melhor para a chegada das fortes chuvas”, destacou o parlamentar.

Permissionário do mercado Maria Virgínia Leite Franco, o comerciante Fagner Nascimento de Oliveira, considerou a ação positiva. “Vi de perto a instalação e o funcionamento hoje do ecobueiro e achei muito interessante, pois vai evitar que as ruas aqui do entorno do mercado fiquem cheias no período de chuvas, o que acaba prejudicando as nossas vendas”, afirmou ele, ao destacar a importância da colaboração da população para evitar o despejo de lixo nas ruas.

“Essa região do Centro sempre é prejudicada na época de chuvas mais intensas. Por isso, achei muito bom o uso desse filtro nos bueiros. Foi uma ótima benfeitoria realizada pela Prefeitura”, afirmou o representante comercial, Wilson Correia. 

“Observei o trabalho da equipe e gostei bastante. É uma ferramenta diferenciada que vai evitar alagamentos e que a sujeira chegue na rede de drenagem. A Emsurb está de parabéns”, disse o feirante Michel Farias Pereira. 

O ecobueiro é composto por uma grade (1 m x 1,40 m) com 70 cm de profundidade, fabricada em tela galvanizada, a qual será acoplada na parte interna dos bueiros. A estrutura permite fazer uma espécie de filtragem do lixo jogado indevidamente na via pública, a exemplo de copos e embalagens plásticas. Assim, a retenção desse material facilita o processo de limpeza periódica, contribuindo para o rápido escoamento das águas.