Feira dos Pescados: estrutura agrada clientes que fazem compras na véspera do feriadão

Agência Aracaju de Notícias
14/04/2022 12h16

Neste início de feriado da Semana Santa, a população de Aracaju pôde contar com a especial Feira de Pescados que dispõe de toda uma infraestrutura que garante conforto na hora de adquirir as especiarias típicas do período. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou a montagem dos toldos e das bancas, bem como disponibilizou as feiras em três locais distintos, em decorrência do feriado pascal.

Desde a quarta-feira, 13, a comercialização dos pescados acontece no bairro Centro, com a venda sendo realizada na Praça Hilton Lopes, localizada entre os mercados centrais, que conta com 80 bancas e segue com as vendas até a sexta-feira, 15. Hoje foi iniciada a feira do bairro Bugio, que dispõe de 40 bancas e segue com as vendas também até o dia 15. Já no bairro América, a feira contará com 20 bancas e acontece apenas nesta sexta-feira.

Além de poder contar com uma feira perto de casa, a população da cidade tem à disposição um produto sempre fresco e de qualidade, que pode ser comprado em um local confortável, limpo, com totens disponíveis para a higienização das mãos com álcool 70º, lavabo e cobertura para proteger do sol a mercadoria, os comerciantes e também os clientes. Tudo isso para o vendedor de pescados, Ceilton Áviles, é fundamental.

“As vendas hoje começaram com melhora. Estou vendendo mais do que ontem, mas amanhã é que a gente vai ver como vai ser, porque o pessoal costuma deixar tudo para última hora. A organização é boa, tudo coberto, deixando a mercadoria e a gente também protegidos do sol, garantindo qualidade dos produtos e também limpeza. Aqui os clientes estão em busca de qualidade e preço baixo, uma coisa leva a outra. Cálculo a todo custo, sempre estão com a calculadora na mão, mas leva, pouquinho mas leva, o importante é não passar vontade”, declarou.

Com certeza quem não vai passar vontade é a dona Maria Adenildes Santana, que, mesmo já tendo comprado seu peixe, foi na feira de pescados na manhã de hoje, na praça Hilton Lopes, garantir também o camarão e outras especiarias para deixar o almoço ainda mais gostoso.
 
“Eu comprei um peixe e agora tenho que comprar o camarão e o bacalhau, porque minhas meninas gostam mais deles, então na Sexta-feira da Paixão vai ser isso. Tentei variar os pratos pra mudar o cardápio na Semana Santa. Essa é a primeira vez que vim aqui e gostei, porque a organização tá muito boa, com tudo limpo e é isso o que importa. Agora é procurar o melhor preço”, brincou.
 
Com Tilápia e Tambaqui na sacola, o senhor Edvaldo Dionísio garantiu os pescados do feriadão, com a pretensão de consumir um prato mais tradicional, pois, segundo ele, “é bem melhor e mais gostoso de comer o pescado assim no molho. Peixe é qualidade de vida, é saúde”. Edvaldo lembrou ainda uma das coisas mais importantes para se ter de lição neste feriado: “o que é bom mesmo é a gente não deixar essa nossa tradição quebrar, de comer pescados na Semana Santa”.

Feira no Bugio
No bairro Bugio, rua do Comércio C, próximo à Estação Cidadania/Esporte Radialista Carlos Magno, moradores da região procuravam de banca em banca os produtos que mais agradassem aos olhos e ao bolso, sem deixar de preparar um almoço especial para toda a família. Maria Lúcia de Souza, por exemplo, afirmou que vai preparar um verdadeiro banquete neste feriado e elogiou a organização que encontrou no local.

“Vou preparar caruru, vatapá, feijão de leite, peixe, mariscada e arroz, pra isso que Deus me deu meu trocado, para eu me alimentar bem. Estou achando tudo que preciso aqui na feira, com comerciantes educados, e está tudo bem organizado. Já sou habituada a fazer minhas compras aqui na Semana Santa, pra fazer o banquete pra minha família toda. O peixe já me adiantei e comprei, agora só falta o coco”, afirmou.

Quem concorda com a opinião dela é o vendedor de peixes Rogério dos Santos, que foi trabalhar na feira ainda cedo, às 5h da manhã, e disse, entusiasmado, que assim que chegou se deparou com as bancas preparadas, limpas e com tudo bem organizado, com toda uma equipe da Emsurb dando suporte às vendas e bem-estar dos clientes.

“Esse ano a feirinha está bastante organizada, até melhor que o ano passado. Gostei de ver. Quando amanheceu, que a gente chegou aqui,  nos deparamos com essa novidade, esse ano realmente se superou. As vendas estão bombando, mesmo estando na véspera do feriado, mas eu acredito que amanhã a gente consiga vender muito mais. Cinco horas da manhã a gente já tinha cliente aqui comprando os pescados”, relatou.