Oficinas da Fundat auxiliam na formação para atendimento ao público

Formação para o Trabalho
18/04/2022 15h30

O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais pessoas qualificadas e aptas para exercer funções em diversos setores profissionais como aqueles que lidam diariamente com o público. Pensando nisto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), traz capacitações para a população aracajuana que deseja adquirir o conhecimento e as técnicas adequadas para atuar no atendimento interpessoal.

A Fundação busca proporcionar qualificações que estão de acordo com o que o meio empresarial vem recrutando atualmente, tendo em vista que o candidato à vaga de emprego atenda aos requisitos estabelecidos e que seja recrutado com uma boa base nas qualificações profissionais. 

No mês de abril, a Fundat ofertou duas oficinas voltadas a ensinar sobre o correto atendimento ao público. A primeira oficina foi Operador de Caixa, (3h), ministrada pelo instrutor Jandson Santos, na Unidade de Qualificação e Profissional Maria Emília dos Santos (Dona Bibi), localizada no bairro Santos Dumont, e a segunda oficina foi Atendimento ao Público (3h), com a aula lecionada pela instrutora Cleunice Santos, no Centro de Qualificação Profissional e Unidade de Produção 17 de Março, localizada no bairro 17 de Março.

A capacitação em Operador de Caixa teve como objetivo apresentar as atribuições ligadas a esta área como atendimento ao público, abertura e fechamento de caixa, registro de produtos, controle de estoque, emissão de nota fiscal, recebimento de pagamentos do cliente e passagem de troco.

Segundo o instrutor, Jandson Santos, a qualificação é importante porque o candidato pode conquistar mais confiança. 

“Durante a oficina, o conteúdo apresentado aos alunos foi essencial porque trouxe os locais onde o operador de caixa pode atuar, questões sobre a funcionalidade da profissão, equipamentos e todos os pré-requisitos para exercer esta função”, explica Jandson. 

A aluna Miriam Menezes se inscreveu na oficina com o intuito de aprimorar os aprendizados, porém essa não é a primeira vez que ela faz uma capacitação proporcionada pela Fundação. 

“Fiz a minha inscrição nesta oficina para obter novos conhecimentos. Não é a primeira vez que me qualifico pela Fundat, já fiz outras capacitações e gosto de sempre estudar algo novo que possa agregar no meu currículo. Já trabalhei com o público e saber lidar com ele muda vários fatores no dia a dia de trabalho”, relata Miriam.

Atendimento ao Público

Já a oficina sobre Atendimento ao Público tem como intuito contribuir para a população aracajuana, a fim de que os alunos compreendam a melhor forma de atender as pessoas, durante a execução de determinadas funções que lidam com o público, a exemplo de operador de caixa. 

A instrutora Cleunice Santos elencou, durante a oficina, alguns pontos primordiais para que os alunos tivessem ciência sobre como trabalhar com o público. Segundo ela, é fundamental possuir habilidades e desenvolver aspectos socioemocionais, como a empatia e a paciência para tratar as pessoas da maneira que devem ser atendidas, mesmo em situações difíceis. 

“Na oficina, apresentei aos alunos os pontos importantes para quem deseja atuar diretamente com as pessoas, falei sobre a importância de atender o cliente da melhor maneira possível, como lidar com o público, entre outras questões primordiais necessárias para atuar em funções que demandam atendimento”, conta a instrutora.

Para a aluna Rosana Maria, a capacitação tem sido complementar à de Recepcionista que ela fez pela Fundat. 

“Gostei bastante da oficina porque reforça alguns conhecimentos e aprendemos outros para serem aplicados ao atender pessoas. Indico a todos a se inscreverem nas capacitações, pois agregam valor profissional”, afirma Rosana.