Semfaz promove treinamento voltado à utilização de sistemas da Receita Federal

Fazenda
20/04/2022 16h10

A Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) promoveu, durante dois dias, um treinamento de instrução para os sistemas EFD-Reinf e DCTF Web, ambos utilizados pela Receita Federal como ferramentas de controle do cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias, contábeis e fiscais. O curso foi direcionado a representantes dos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Aracaju que atuam na área orçamentária e contábil, sendo ministrado pelo consultor Fernando Sampaio, especialista em Contabilidade e Controladoria. 

O secretário da Fazenda, Jeferson Passos, destacou a importância da iniciativa, reforçando o processo de modernização pelo qual a Prefeitura de Aracaju tem passado. “Temos avançado bastante, mas temos que ponderar o avanço tecnológico dos órgãos de controle e fiscalização, que criam a legislação, e que tem provocado mudanças nos procedimentos com certa frequência. Por isso, capacitar o nosso quadro é essencial para que a gente tenha condição de cumprir com as obrigações de forma adequada”, complementou.
 
De acordo com a contadora geral do Município, Rafaela Pereira, o treinamento abordou um panorama sobre os sistemas, com conceitos, obrigatoriedades, cronogramas e todas as informações indispensáveis para o cumprimento das obrigações dos órgãos públicos. “A capacitação continuada é uma das premissas desta gestão. No caso deste curso, é essencial que os servidores estejam capacitados para atender todas as exigências da Receita Federal, evitando a geração de multas, notificações e até impedimentos legais junto ao município”, ressaltou. 

Para a assessora da Diretoria Financeira da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Vitória Alves, a participação em treinamentos e capacitações como a que foi realizada promove uma maior segurança aos profissionais. “Na nossa rotina, lidamos com a responsabilidade de sermos transparentes e precisos com as informações, para que não haja nenhuma dúvida quanto a legalidade do que a gestão municipal executa. Por isso a importância de sermos qualificados e atualizados, acompanhando todas as mudanças que ocorrem nos procedimentos e sistemas de controle”, disse.