Assistência Social Presente: Famílias receberam atendimento no Olaria

Assistência Social e Cidadania
20/04/2022 16h16

Moradores do bairro Olaria receberam na manhã desta quarta-feira, 20, a visita do Projeto Assistência Social Presente, uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, que leva aos bairros da capital sergipana atendimentos socioassistenciais em escritórios móveis instalados dentro de um ônibus.

São ofertados serviços, programas e projetos promovidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM), das Políticas de Habitação e de Transferência de Renda, além de o veículo ser utilizado em trabalhos técnicos sociais realizados pelo Município em convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Coordenadoria de Políticas Transferência de Renda de Aracaju, setor responsável por gerenciar o Cadastro Único (CadÚnico) no Município, é o carro-chefe dentre os serviços mais procurados. De acordo com a coordenadora de Políticas Transferência de Renda da capital, Yolanda Oliveira, é feito um levantamento das famílias que se encontram com o CadÚnico desatualizado há mais de dois anos para que a atuação dos cadastradores seja efetiva.

“A falta de atualização implica no recebimento de benefícios. Viemos aqui para fazer essas atualizações e a inserção de novas famílias. Com o fim do Auxílio Emergencial, na qual muitas pessoas que não tinham o CadÚnico recebiam, observamos uma maior procura para fazer o cadastro. Existem diversas oportunidades para quem é inserido no Cadastro Único porque viabiliza o acesso não apenas a um benefício, mas a demais programas sociais em âmbito federal, estadual ou municipal”, destacou.

Busca ativa
De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB) da Assistência Social de Aracaju, Catharina Menezes, a busca ativa também foi feita pela equipe do Cras Terezinha Meira, unidade de referência do bairro, que esteve no local para divulgar os serviços, dentre eles o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

“Nosso público são as famílias beneficiárias dos programas sociais. Fizemos o levantamento para saber quem ainda não participa dos nossos serviços para fazermos a busca ativa aqui no local. Abordamos os usuários para falar sobre o papel do Cras e a distribuição de panfletos com as informações. A ideia é que eles conheçam e freqüentem o equipamento. A partir da sensibilização coletiva e de alguns atendimentos individualizados, identificamos as vulnerabilidades para encaminharmos ao Cras e a outras políticas públicas”, explicou.

A equipe composta por psicólogo, assistente social e educador social do Creas Gonçalo Rollemberg Leite também esteve em atendimento no projeto. De acordo com o psicólogo César Gomes Gama Júnior, atual coordenador do equipamento, os Creas são referência no atendimento de pessoas vítimas de violações de direito em seu território de abrangência.

“A participação no Assistência Social Presente é um modo de permitir a visibilidade desse equipamento ainda pouco conhecido pela população em geral. A presença do Creas nesse espaço se dá com as orientações e encaminhamentos pertinentes a esses tipos de situações onde há violações de direitos. A proposta foi efetuar uma escuta especializada que pudesse direcionar essas pessoas para as instituições possíveis para o trabalho de superação da violação, dentre essas instituições, o próprio Creas e o sistema de garantia de direitos”, observou.

A Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM), da Diretoria de Direitos Humanos (DDH), vinculada à Assistência Social de Aracaju, atuou na identificação da violação de direitos e orientações sobre a rede de proteção às mulheres.

Atendimento aprovado
O gari Manoel Messias é morador do bairro Olaria. Ele não perdeu a oportunidade para fazer o Cadastro Único. “Foi a primeira vez que fiz esse cadastro e achei o atendimento ótimo, bastante acessível, nota dez. A iniciativa é boa porque nos dá fácil acesso para os serviços”, contou.

A dona de casa Tatiane Santos, moradora do Olaria, ouviu o anúncio feito em carro de som sobre os serviços que seriam ofertados em seu bairro. “Ouvi o anúncio e vim. Procurei saber informações para o recebimento da cesta básica, já que possuo o CadÚnico e posso ter direito. Gostei muito da ação, foi ótimo, pois agilizou muito a minha vida em vários sentidos”, disse.

O agricultor Cantidiano Eliodório Santos, morador do bairro Olaria, não tinha o CadÚnico até se cadastrar após receber o atendimento. “Escutei no carro de som que teriam diversos serviços e aproveitei para fazer o Cadastro Único nesse serviço móvel que facilitou muito pela proximidade e agilidade. A equipe está de parabéns pelo serviço prestado à população”, observou.

Apoio

A ação contou com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) para garantir a segurança da população e dos trabalhadores e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para organização do trânsito.

Próxima parada
O próximo bairro onde o ônibus ficará instalado será no 17 de Março, dia 05 de maio, quinta-feira. O endereço será divulgado posteriormente nos canais oficiais da Prefeitura de Aracaju.

A ideia do projeto é percorrer os locais com maior incidência de pobreza e extrema pobreza, como o Santa Maria, 17 de Março, Lamarão, Olaria, Cidade Nova, Santos Dumont, Porto Dantas, além dos bairros da Zona de Expansão, levando os serviços socioassistenciais até a população com maior dificuldade para o acesso.