Programa Ver a Vida já realizou cerca de 700 consultas oftalmológicas

Saúde
22/04/2022 10h39

Na primeira semana de ação, o Programa Ver a Vida realizou 698 consultas oftalmológicas nos dois consultórios instalados no bairro Santa Maria e no estacionamento do Aracaju Parque Shopping. A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é destinada a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão aguardando liberação para atendimento oftalmológico. Além das consultas, o programa atende demandas por procedimentos e, até o momento, já foram encaminhadas 233 demandas de catarata e 43 de pterígio. 

Neste feriado de Tiradentes, dia 21, foram realizadas 112 consultas, com 26 encaminhamentos de catarata e nove de pterígio. O idoso Antônio Bispo de Oliveira, 62 anos, foi encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Oswaldo de Souza e garantiu sua consulta nesse feriado. “Aguardava essa liberação desde o ano passado. Quando fiquei sabendo pelo posto que teria essa ação, fiquei feliz e vim fazer a consulta. O atendimento foi ótimo”, declarou. 

A partir da próxima segunda-feira, 25, seguindo até a sexta-feira, 30, o caminhão com o consultório oftalmológico estará instalado no estacionamento da UBS José Machado de Souza, atendendo os usuários das UBSs José Machado, Renato Mazze Lucas, João Oliveira, Francisco Fonseca e José Quintiliano. Já a carreta instalada no Aracaju Parque Shopping realizará, durante toda a semana, as cirurgias dos usuários já atendidos nas consultas. 

“O foco desse programa é contemplar o usuário que já teve sua solicitação para atendimento oftalmológico inserida no sistema e está na lista de espera. Orientamos os usuários que se enquadram nessa condição que busquem suas unidades para fazer o agendamento, munidos de documento de identificação, cartão SUS e comprovante de residência de Aracaju. Após receber o encaminhamento, na data marcada para a consulta e procedimento, o usuário deverá comparecer com esse documento e seu cartão SUS”, orientou o coordenador de Inovação da SMS, Seif Brito.

O atendimento nas carretas acontece das 6h às 15h, com 170 consultas por dia. A cada semana, uma nova região da cidade receberá o caminhão com os consultórios oftalmológicos, contemplando todas as 45 UBSs da capital. O objetivo do Programa Ver a Vida é contemplar as mais de seis mil pessoas que estão na fila de espera por atendimento oftalmológico, ofertando acesso a consultas, exames e procedimentos cirúrgicos.