Prefeitura apoia realização do Campeonato Nordeste de Kart em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
22/04/2022 13h36

O Kartódromo Emerson Fittipaldi, localizado na Orla da Atalaia, e recém-reformado pela Prefeitura de Aracaju, recebe desde a quinta-feira, 21, até o próximo sábado 23, a Campeonato Nordeste de Kart, realizado pela Federação Sergipana de Automobilismo (FSA) e Associação Sergipana de Kart (ASK). O evento recebe apoio da administração municipal, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), e conta com a participação de mais de 100 pilotos, de 17 estados do Brasil.

O evento chega à sua segunda edição, a primeira na capital, o que só foi possível por conta das melhorias realizadas na pista que, agora, está adequada aos padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Sediar a competição é importante também por conta de toda a economia envolvida com a realização das provas, e por consolidar a capital no calendário do automobilismo no país.  

“É um momento muito especial, que vai inaugurar a pista recém-reformada pela Prefeitura, agora totalmente apropriada para grandes eventos. Esse é o caso, uma vez que pilotos, equipe e familiares de fora do estado estão presentes, encantados com a cidade. Então, nós fortalecemos o esporte, o comércio e o turismo por aqui”, explica o secretário da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiesen.

“A gente precisa agradecer à Prefeitura de Aracaju, pois sem o apoio seria impossível trazer a Campeonato Nordeste de Kart neste momento e, entre 19 e 30 de julho, sediar a Copa Brasil de Kart. A administração municipal fez uma reforma no kartódromo, com a troca total do asfalto. Aqui, nós temos pilotos de 17 estados do Brasil, uma vez que essa competição serve como preparatória para o campeonato brasileiro”, aponta o presidente da FSA, Kennedy Fonseca.

Dono de cinco títulos nacionais, três campeonatos brasileiros, o piloto Rodrigo Piquet, 48 anos, da categoria Graduados, atua pela primeira vez em Aracaju, mas já está encantado com o circuito e com o ambiente criado para a prova.

“O apoio do poder público é de suma importância. Estou vindo pela primeira vez, vim conhecer a pista para me preparar para a Copa Brasil que acontecerá no meio do ano. Percebi que o asfalto é novo e há bastante grip, apesar da pista estar próxima da praia. Todo mundo está de parabéns, a cidade é encantadora, a pista sensacional”, considera Rodrigo.

Além do Graduados, a competição abriga ainda as categorias Cadete, Júnior Menor, Novatos e Super Sênior e as com motores 4 tempos (F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Novatos e F4 Super Sênior), com pilotos e pilotas entre sete e 66 anos de idade.

Para o aracajuano Edson Moreira, 29 anos, da categoria Novatos, a participação no evento tem um gosto especial, tanto pela experiência que compartilha com os pilotos de outras localidades, quanto pela oportunidade de disputar em casa, com o calor da torcida, após dois anos.

“É um privilégio muito grande poder competir em casa, no nosso kartódromo. Tenho treinado bastante para buscar o acerto do carro. É bom poder contar com essa energia, também, após muito tempo parado por causa da pandemia”, afirma Edson.

O piloto baiano Miro Oliveira, 61 anos, da categoria Super Sênior, por sua vez, está acostumado a disputar provas em Aracaju, e ressalta como o apoio dado à competição é fundamental.

“Eu sou frequentador assíduo daqui, já participei de várias competições, e é sempre um prazer muito grande. Esse apoio que a Prefeitura traz é importante porque o kart é um esporte que requer muito investimento, infraestrutura. Quando o poder público se envolve, como a reforma que foi feita aqui, faz uma diferença grande”, ressalta Miro.