Fundat capacita cidadãos nas áreas de Marketing Pessoal e Recepcionista

Formação para o Trabalho
25/04/2022 13h43

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), segue oferecendo cursos e oficinas de qualificação que contribuem para o desenvolvimento profissional do cidadão no mercado de trabalho. Além disso, a Fundat também se preocupa em oferecer capacitações alinhadas às demandas do mercado às necessidades da população.

Exemplo disso, foi a oferta, no mês de abril, das oficinas presenciais de Recepcionista e Marketing Pessoal, realizadas nas Unidades de Qualificação Profissional (UQP’s) do bairro Coroa do Meio e conjunto Jardim Esperança, respectivamente. Estas são capacitações voltadas a desenvolver no cidadão habilidades fundamentais para potencializar o currículo e, consequentemente, impulsionar a carreira profissional, através do conhecimento.

A oficina de Marketing Pessoal foi ministrada pelo instrutor Guilherme Albuquerque. Segundo ele, a aula foi bastante produtiva e focada em introduzir a temática sobre o que significa o marketing pessoal. “Durante a oficina, passamos por vários aspectos do marketing pessoal. Inicialmente, abordei sobre a necessidade desse marketing na sociedade, como pode influenciar na vida das pessoas e como aplicar isso no dia a dia profissional. Além disso, falei sobre o que não fazer referente ao marketing pessoal. Tudo foi trabalhado de uma forma prática com os alunos”, explica Guilherme.

Na oficina, houve exercícios para que os alunos pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos. Um dos alunos foi Luiz Ribeiro, de anos 42, foi um deles. Segundo ele, a oficina foi necessária para tirar dúvidas e aprender um pouco mais.

“Essa é a primeira capacitação que faço pela Fundat. Foi importante participar e me qualificar para entender sobre o mercado de trabalho e trocar experiências com o instrutor”, conta o aluno.

Já a oficina de Recepcionista proporcionou aos alunos conhecimentos sobre como lidar com o público e como exercer a função de forma correta. Essa capacitação foi lecionada pela diretora de Formação Profissional da Fundat, Sandra Magna Rezende, que trouxe dinâmicas, aprendizado e muita troca de experiência.

“A nossa oficina de Recepcionista busca trazer não somente aprendizados sobre a função, mas aborda como desenvolver a empatia, habilidade fundamental nessa profissão. Hoje em dia, isso é essencial para quem lida com o público, e trouxemos esse aspecto para ser discutido com os alunos”, afirma a instrutora.

A aluna Ivaneide dos Santos,  de 35 anos, atualmente, está desempregada e tentando uma forma de se recolocar no mercado de trabalho. Ela encontrou na Fundat a oportunidade de fazer as oficinas presenciais como a de Operador de Caixa e oficina de Recepcionista.

“Fazer as capacitações foi muito importante para que eu saia da zona de conforto. Às vezes, estamos em casa, no celular, sem fazer nada e desanimada com o desemprego. Mas resolvi mudar isso quando vi os cursos e oficinas que a Fundat proporciona de forma gratuita para a gente”, relata a aluna.