Defesa Civil: serviço emergencial 199 completa cinco anos em operação

Defesa Civil
26/04/2022 09h12

O serviço emergencial 199, da Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), está em operação há cinco anos. Desde a implementação, em 2017, até março deste ano, foram registrados 2.350 chamados, através desse canal de comunicação direta entre a população e o órgão. Somente neste ano, mais de 170 solicitações já foram atendidas.

Atualmente, as solicitações geradas através do serviço emergencial 199 representam cerca de 70% das vistorias realizadas pelas equipes da Defesa Civil. Ao longo dos anos, a maior incidência de solicitações esteve relacionada a edificações com risco de desabamento, concentradas, em sua maior parte, na zona Norte da capital, correspondendo a 60,8% do total. Já as situações em que houve desabamento, efetivamente, representando 4,3% das ocorrências, somando 101 casos.

De acordo com o secretário da Defesa Social e Cidadania, major Silvio Prado, após a implementação do serviço que funciona 24h, em parceria com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o tempo resposta de atendimento às ocorrências foi reduzido, mesmo em tempos de chuva.

"Quando estamos no período chuvoso, já temos equipes nas ruas para atender as ocorrências relacionadas às chuvas, então, o tempo resposta fica bastante reduzido", informa o secretário, salientando que todos os chamados são devidamente atendidos. 

Em situações que manifestam, ou podem manifestar, riscos à população, a agilidade no atendimento às solicitações recebidas é de extrema importância. 

O servidor público federal e usuário do serviço, Sérgio Roberto Pereira, acionou a Defesa Civil após um princípio de incêndio, ocorrido em fevereiro deste ano, no prédio onde reside.

"Na mesma noite, representantes da Defesa Civil vieram aqui e, também, retornaram no dia seguinte. Eles fizeram todo o trabalho de vistoria que cabe à Defesa Civil. Ficamos satisfeitos e tranquilos, não só com o atendimento, mas também com o laudo e com a avaliação realizada", explica Pereira, sobre a situação que também contou com a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).

Ele salienta, ainda, a segurança proporcionada à população, a partir do serviço prestado pela Defesa Civil. "É através deste órgão, e dos seus engenheiros, ou seja, do seu corpo técnico habilitado, que se pode dar tranquilidade à população. Depois de um sinistro, a gente precisa ter a garantia de que o imóvel não sofreu abalos em sua estrutura e que as famílias podem permanecer de forma tranquila e segura", considera.

Funcionamento

O secretário Silvio Prado, salienta que o serviço emergencial 199 funciona 24h, para atendimento à população. 

"Os chamados são recebidos na Central de Atendimento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), imediatamente, encaminhados à equipe da Defesa Civil, que atua em sistema de plantão", explica o major.

Diante do chamado, é realizada a avaliação de risco e são adotadas as providências cabíveis, conforme a necessidade de cada situação. Além disso, outros órgãos da gestão municipal são acionados para atuar de forma integrada no atendimento às demandas, sempre que necessário.

Resultados

Dos 2.350 chamados atendidos, ao longo dos cinco anos, 600 deles foram registrados em 2019. Já em 2020, foram atendidas 531 solicitações e, no ano de 2021, foram 471 demandas atendidas.

Levanto em consideração o total de ocorrências geradas a partir do serviço, além das situações relacionadas a desabamentos e riscos de desabamentos, também houve registro de situação de inundação/enchente/ alagamento (12,8%), risco de queda de árvore (4,1%), deslizamento de terra (1,7%), risco de deslizamento de terra (1,1%), entre outras.

"Esse serviço se soma às estratégias de prevenção de risco, executadas pela Prefeitura de Aracaju, e que contribui para tornar a cidade cada vez mais resiliente", finaliza o secretário Silvio Prado.