Prefeitura divulga fluxo e cronograma da aplicação do fumacê costal em Aracaju

Saúde
26/04/2022 11h49

Um dos métodos mais lembrados pela população no que se refere à eliminação do mosquito Aedes aegypti é a aplicação do Tratamento a Ultrabaixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê. Muita gente não sabe, mas o uso do produto deve seguir restrições e determinações técnicas, não podendo ser aplicado em quaisquer locais e circunstâncias.

O fumacê é aplicado nos bairros a partir de dois principais indicadores: casos notificados pela SMS em um ponto da comunidade, ou o alto índice de risco fornecido pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), em bairros específicos.

De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes, Jeferson Santana, o objetivo do fumacê costal é realizar o bloqueio de transmissão das doenças causadas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e zika vírus, e o produto, bem como a forma com que ele é usado pelas equipes técnicas da SMS, não causa risco para a saúde da população.

“No caso de uma notificação, a equipe aplica o produto em um raio de 300 metros, que é demarcado a partir do ponto exato onde mora a pessoa infectada pelo mosquito e o inseticida é pulverizado somente nesta área. Como o mosquito é de voo curto, dificilmente ele conseguirá ultrapassar esse raio, avançar para demais áreas e contaminar outras pessoas. Caso o indicativo se baseie no índice fornecido pelo LIRAa, o fumacê também deve ser acionado, pois é necessário fazer um controle rápido do mosquito”, explica Jeferson.

Aplicação do inseticida

O Governo Federal repassa mensalmente para o município de Aracaju cerca de 50 litros do inseticida, a ser utilizado no fumacê costal. A substância é pulverizada, em média, 16 vezes por mês, das 17h às 19h, horário em que ocorre maior movimentação vetorial do mosquito.

“Após a aplicação, o inseticida fica no ar cerca de uma hora e trinta minutos, tempo suficiente para entrar em contato com os mosquitos, principalmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças”, ressalta o gerente.

Programação nos bairros

As equipes de combate às endemias seguem aplicando o fumacê costal com a finalidade de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, trabalho que contemplará, nesta terça-feira, 26, o bairro Palestina; na quarta-feira, 27, o bairro Santo Antônio; e na quinta-feira, 28 o bairro Ponto Novo.

Colaboração da população

A aplicação do fumacê não diminui a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa, como reforça o gerente. 

“Orientamos o morador a fazer uma busca detalhada no imóvel para que, numa possível identificação de algum risco, ele possa fazer o controle. A mudança entre sol e chuva, geralmente, leva ao acúmulo de água, daí, é importante que o morador perceba essa característica do depósito e elimine”, orienta Jeferson.