Conselho da Previdência: servidores vão às urnas eleger novos representantes

Agência Aracaju de Notícias
26/04/2022 14h02

Nesta terça-feira, 26, os servidores da Prefeitura de Aracaju escolhem os novos representantes do Conselho Municipal e Fiscal do Regime Próprio de Previdência Social. A votação segue até as 17h e, ao final, será definido um novo membro para a Diretoria (mandato de três anos), quatro para o Conselho Municipal de Previdência (mandato de três anos) e dois para o Conselho Fiscal (mandato de dois anos).

A eleição acontece em quatro locais distintos da cidade: no Centro Administrativo, no bairro Ponto Novo; no Cemar Siqueira Campos; na Emef Presidente Vargas, localizada também no bairro Siqueira Campos, e no Centro Cultural de Aracaju, no Centro da cidade. Nesse pleito, podem votar todos os servidores regidos pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), o que representa um total de 10.205 eleitores. 

A quantidade de votantes exigiu, por parte da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), a elaboração de uma ampla rede logística que garanta o pleno funcionamento do pleito.

“A previsão é de que tudo transcorra dentro da normalidade nesta eleição, decorrente do planejamento e da logística que fizemos. Temos 10,2 mil eleitores, então, se formos comparar a um colégio de votação em uma eleição do Estado de Sergipe, seríamos o trigésimo quinto com maior número de eleitores. Isso demanda de um trabalho bem elaborado que está sendo realizado em equipe, por isso, agradeço a todos aqueles que estão envolvidos nessa eleição”, declara o secretário da Seplog, Augusto Fábio.

No Cemar Siqueira Campos, a servidora da Saúde, Natália Inácia, chegou cedo e garantiu seu voto e participação nas eleições, escolhendo seus novos representantes para os próximos anos, ressaltando a importância de cada trabalhador exercer seu direito, através do voto.

“Temos, realmente, que tomar uma atitude, já que votar é nosso direito, escolher quem a gente acha que deve tomar a frente das decisões. Não podemos deixar nas mãos de qualquer pessoa, então, viemos e cumprimos, também, com o nosso dever. O processo está ocorrendo certinho, de forma tranquila. Vim e votei rapidinho, recebendo todas as orientações necessárias”, relata Natália.

Já na Emef Presidente Vargas, onde votam os servidores da Educação do Município, a professora Svetlana Freire comentou que esta é a segunda vez que ela participa da eleição do Conselho da Previdência e que o voto e a participação de cada um é fundamental para fortalecer o Conselho.

“A Previdência é um patrimônio nosso, portanto, também é nosso dever acompanhar todo o processo e fortalecer esse Conselho, para que possamos saber como está se desenvolvendo a verba que, afinal, somos nós que contribuímos, que é um direito de todo servidor”, afirma Svetlana ao dizer, ainda, que “a votação está ocorrendo com lisura e de forma bem organizada. Os professores estão participando ativamente da eleição, pois houve uma grande mobilização para que todos contribuíssem”.

As eleições contam, também, com a participação de representantes sindicais das diferentes categorias que estão atuando como fiscais, acompanhando de perto a realização do pleito, como Rosilene Vieira, membro do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema).

“Precisamos ocupar esses espaços, por isso estou trabalhando como fiscal desse importantíssimo momento para nós servidores públicos da rede municipal de Aracaju. Quando cheguei ao local de votação, identifiquei as escadas, então, logo perguntei onde estava a rampa pra ter o acesso do cadeirante, mas o elevador de acessibilidade estava disponível e a equipe que está organizando as eleições me apresentou tudo, que está funcionando normalmente”, enfatiza.

A professora aposentada Maria de Lourdes votou no Centro Cultural de Aracaju e parabenizou a organização da eleição, alegando que foi acolhida com muita atenção no local de votação e que “é muito importante participar do pleito porque serão escolhidos os novos representantes que vão defender os nossos direitos, junto à nossa Previdência”. 

Assim como ela, Gilvan Lourenço, servidor vinculado à Seplog, decidiu votar no período da manhã e ressaltou a importância do pleito para o crescimento do instituto.

“É muito importante participar dessa votação, pois ela garante que o instituto vá adiante e, para isso, temos que ter uma diretoria coesa, que nós mesmos vamos escolher, fazendo com que o instituto cresça. No voto, estamos garantindo os nossos direitos na aposentadoria e o futuro dos aposentados, portanto, nada mais justo do que a gente escolher os nossos representantes, decidindo qual o melhor pra gente”, pontua Gilvan.