Programa Ver a Vida: Prefeitura registra alto absenteísmo nas consultas

Saúde
26/04/2022 15h30

O principal objetivo da Prefeitura de Aracaju, ao lançar o Programa Ver a Vida, é acabar com o tempo de espera por consultas e procedimentos oftalmológicos pelo Sistema Único de Saúde. Já foram mais de duas mil consultas oftalmológicas marcadas desde o lançamento do programa até o momento, e 110 cirurgias realizadas no primeiro dia de procedimentos.

Mesmo com esse cenário produtivo, ainda há uma taxa alta de não comparecimento, e neste sentido, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta sobre a importância de não perder a data dos agendamentos. Das 2.040 consultas marcadas, 961 pessoas não compareceram, o que equivale a 47% de absenteísmo para esse serviço. Já no primeiro dia de cirurgias, houve o registro de 13% de não comparecimento.

No entanto, quem não se dirigiu ao local na data marcada para a consulta tem até o próximo sábado, dia 30, para buscar o serviço, caso contrário, automaticamente irá para o final da fila.

“É importante que cada paciente que recebe o comprovante de agendamento compareça no dia e horário marcados, para que o fluxo aconteça de maneira organizada. O objetivo do programa é atender esses pacientes e não deixá-los esperando na fila, por isso reforçamos que aqueles que, por algum motivo, não compareceram ainda, busquem o consultório instalado no bairro Santos Dumont (estacionamento da UBS José Machado), para fazer a sua consulta até o final da semana”, alerta o coordenador de Inovação da SMS, Seif Brito.

Cirurgias

Assim como para as consultas, o acesso às cirurgias também não é um serviço porta aberta, necessitando de encaminhamento pela rede de saúde e regulação. Desta forma, o usuário que já estava na fila de espera, pela Unidade Básica de Saúde, passa pela consulta e, após essa avaliação médica, quando há necessidade de cirurgia, o paciente recebe todas as orientações necessárias, bem como é informado quando ocorrerá o procedimento e toda documentação que deverá ser apresentada no dia.

“Até o próximo sábado (30), a carreta montada no Aracaju Parque Shopping realizará os procedimentos cirúrgicos dos pacientes que já passaram pelas consultas e avaliação médica na primeira semana de ação do programa. E esse cronograma de procedimentos será elaborado de acordo com a demanda das consultas e exames que forem sendo realizados”, explica Seif Brito.

Cronograma da semana

Essa iniciativa é destinada a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão aguardando liberação para atendimento oftalmológico. Além das consultas, o programa atende demandas por procedimentos. Até o próximo sábado, 30, o caminhão com o consultório oftalmológico permanecerá instalado no estacionamento da UBS José Machado de Souza.

Nesse consultório serão atendidos os usuários das UBSs José Machado, Renato Mazze Lucas, João Oliveira, Francisco Fonseca e José Quintiliano. Os usuários que perderam o dia da consulta quando o veículo estava no bairro Santa Maria e no Parque Shopping, também podem buscar atendimento, e não comparecendo até o final da semana, voltam para o final da fila. 

Já a carreta instalada no Aracaju Parque Shopping realizará, durante toda a semana, as cirurgias dos usuários já atendidos nas consultas.