Prefeitura estabelece gestão do Plano de Manejo do Parque do Rio Poxim

Meio Ambiente
26/04/2022 20h55

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), segue avançando com o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Poxim e realizou a 4ª Oficina de Planejamento. O projeto tem como principal objetivo a ampliação do conhecimento dos recursos naturais da unidade de conservação.

 
Na oportunidade, além do plano de trabalho, diagnóstico socioambiental e zoneamento, que já estão em andamento e foram pautas de oficinas anteriores, foi apresentado o Plano de Gestão, que demonstrou os programas necessários à condução da gestão do Parque.
 
O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, destaca que o processo já está em sua fase final e que, após o trâmite necessário, o projeto estará pronto para ser implementado. “Nós finalizamos com a validação e apoio de alguns órgãos da Prefeitura de Aracaju e do Conselho Municipal do Meio Ambiente, para que essas propostas apresentadas à empresa contratada possa chegar à versão final do documento e implementar o Plano de Manejo”, frisou Lemos.
 
A elaboração do Plano de Manejo do Poxim contou com a contratação de serviços especializados da empresa Arcadis S.A. e é executada com recursos do financiamento captado pelo Município junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Esse Plano de Manejo poderá se tornar um instrumento de gestão, possibilitando à Prefeitura de Aracaju administrar a preservação da sua rica fauna e flora, e pode ser um parâmetro a ser seguido pela gestão municipal e também pelo bem-estar da população aracajuana e das futuras gerações”, ressaltou o secretário.
 
O diretor da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Sema, Gibran Boaventura, cita que será feito um cronograma orçamentário junto à previsão de tudo o que foi debatido. “Contratamos os serviços especializados da empresa Arcadis. Com isso, será enviado um documento registrando tudo o que foi abordado nessas oficinas. Após a análise da Sema e aprovação, o Plano de Manejo já regulamentado e discutido com a sociedade civil e Conselho Municipal do Meio Ambiente, a equipe poderá realizar a homologação do trabalho”.

Participaram da oficina o secretário da Defesa Social e Cidadania, Major Silvio Prado; o secretário da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga; representantes de diversos segmentos da sociedade; e, ainda, membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente.