Gestores da Saúde de Aracaju apresentam projetos na 3ª mostra "Sergipe, aqui tem SUS"

Saúde
27/04/2022 16h47

A equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju apresentou quatro projetos na 3ª Mostra “Sergipe, aqui tem SUS”, realizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE), nesta quarta-feira, 27, no Quality Hotel. O Objetivo da ação foi estimular o intercâmbio de trabalhos bem-sucedidos na gestão local do Sistema Único de Saúde (SUS), incentivando outros municípios que procuram soluções inovadoras e o fortalecimento à saúde. 

De acordo com a secretária da Saúde, Waneska Barboza, a SMS de Aracaju apresentou quatro experiências exitosas na Mostra. Entre elas, o da autoria da secretária intitulado 'TestAju – Fortalecimento da Vigilância em Saúde no Monitoramento da covid-19 em Aracaju'.

“A covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus e sua transmissão ocorre, preferencialmente, através de gotículas ou contato com superfícies contaminadas com o vírus. A testagem em massa foi a orientação principal para identificação do ponto crítico da transmissão da pandemia. Em agosto de 2020, foi criado o Projeto TestAjuU, para realizar testagens de Covid-19 em pontos de grande movimentação na cidade e nos bairros, visando o fortalecimento da capacidade de resposta com a diminuição na transmissão da doença e evitar óbitos. O Projeto fortaleceu o diagnóstico precoce, através da vigilância de casos. Até março de 2021, foram mais de 32 mil testes realizados pela equipe da vigilância epidemiológica da SMS”, explica. 

Projetos exitosos 
A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde de Aracaju, Taise Cavalcante, apresentou o projeto intitulado 'Cadastramento de mais de 100% das pessoas nas equipes de saúde da família: experiência de Aracaju/SE'. No final de 2019, o Governo Federal mudou o modelo de financiamento da Atenção Primária. “A base dessa mudança era o recebimento de recurso financeiro e o cadastramento das pessoas, na equipe da saúde da família. Viemos mostrar as experiências exitosas e todo o processo de trabalho desenvolvido pela SMS para que conseguíssemos 100% dos cadastros”, enfatiza.

Segundo a assessora técnica da diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde de Aracaju, Ana Régia Oliveira, que apresentou o projeto intitulado 'Estratégias para vacinação contra a covid-19 em Aracaju: planejamento, trabalho e comunicação',  a escolha do tema deste projeto era mostrar os resultados positivos que tivemos, fazendo com que ele fosse um exemplo para outros municípios do Estado. "A ideia da mostra é essa, divulgar as experiências exitosas sendo compartilhadas com outros municípios”, ressalta.

'A implantação da central de regulação de Leitos (CRL) em tempos de covid-19; garantia de acesso qualificado', foi o titulo do projeto apresentado pela coordenadora geral do Núcleo de controle, avaliação e regulação de Aracaju, Tina Cabral, feito em parceria com a enfermeira Talita Siqueira e assessora técnica Carla Garcez. “Nós tivemos um grande desafio durante a pandemia, que foi inaugurar uma Central de Regulação de Leitos. O primeiro caso aqui na capital surgiu em março e no final de abril nós já estávamos com a Central pronta, totalmente informatizada, com os fluxos definidos e os protocolos e formulários prontos regulando 142 leitos. A Central será um legado para o município e continuará funcionando mesmo com o fim da pandemia”, reforça.
 
A Mostra obedece aos critérios estabelecidos de inscrição, seleção e premiação dos trabalhos, bem como encaminhamento dos selecionados para a 17ª Mostra Nacional de Experiências Municipais em Saúde “Brasil, aqui tem SUS”, que fará parte da programação do XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá de 12 a 15 de julho de 2022, em Campo Grande (MS).