Prefeitura de Aracaju participa de seminário sobre poluição sonora na UFS

Meio Ambiente
27/04/2022 16h27

A Prefeitura de Aracaju, representada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), participou do II Seminário Acústica, Ambiente e Saúde, realizado no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe, que teve início na última quarta (26) e seguirá até quinta, 28. Na oportunidade, foram debatidos assuntos sobre ações e políticas públicas de controle da poluição sonora. O evento, que ocorre de forma presencial, tem transmissão simultânea no canal TV UFS, no YouTube.  

No encontro, o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, foi um dos palestrantes convidados e realizou uma apresentação destacando as ações que a administração municipal tem adotado para contornar e reduzir a problemática da poluição sonora.

"Foi uma satisfação muito grande ser convidado pelos organizadores do evento, que realizaram um seminário de característica multidisciplinar, com a participação de engenheiros, arquitetos, fonoaudiólogos e psicólogos, os quais mostraram aspectos do problema de poluição sonora relacionados à saúde, sobretudo das crianças em idade escolar, pessoas idosas e ao conjunto da população que são afetados diretamente”, salientou o secretário.

A professora Tereza Raquel Sena, doutora em fonoaudiologia, destacou que o barulho se torna prejudicial para a audição com o passar do tempo. “Isso causa prejuízos e perdas irreversíveis na audição, então, eventos como esse, que juntam saúde, acústica e o meio ambiente, são de suma importância, porque a gente conhece, aprende e evita problemas futuros”, frisou. 

“Nossa intenção foi trazer diferentes olhares para a questão da poluição sonora, por isso se torna essencial o olhar da gestão pública, em específico do meio ambiente, que possui total relação com a problemática, ajudando a controlar a poluição sonora e, também, a educar a população para a redução do ruído na cidade.” finalizou Ítalo Montalvão, professor de arquitetura e urbanismo da UFS e um dos organizadores do evento.