No 17 de Março, Prefeitura realiza blitz educativa para divulgação das ações do PTS

Assistência Social e Cidadania
27/04/2022 17h21

No bairro 17 de Março, a equipe do Projeto de Trabalho Social (PTS), gerenciada pela Coordenação da Área Social (UCP) da Secretaria Municipal da Assistência Social, estiveram na manhã desta quarta-feira, 27, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Souza de Jesus para divulgar as atividades socioeducativas desenvolvidas pelo projeto, realizadas paralelas às obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com a assistente social Tereza Cristina Oliveira, técnica responsável pelo Sistema de Reclamações e Queixas (SRQ) do PTS, o local estratégico foi escolhido devido à grande circulação de moradores, pois do outro lado da rua fica instalada a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Roberto Paixão. O canal de comunicação e a preservação e conservação patrimonial foram o foco da blitz.


“O objetivo principal é mobilizar e sensibilizar a população diante dos equipamentos públicos que foram entregues, a exemplo das quatro praças, às quais percebemos indício de depredação por parte dos moradores. Devido ao movimento na escola, atingimos o máximo de pessoas, como crianças, pais, responsáveis e transeuntes para sensibilizá-los sobre o uso adequado dos equipamentos urbanos e sociais, assim como divulgamos o SRQ para denúncias e fiscalização, visando o exercício do controle social”, explicou.  

A dona de casa Telma dos Santos, moradora do 17 de Março, estava aguardando seu filho sair da escola quando foi abordada pela equipe do PTS. “Não conhecia esse canal. Já tive vontade de denunciar porque muitas mães deixam seus filhos brincarem sozinhos nas praças e eles acabam quebrando os brinquedos. Eu e minha irmã já pegamos um gira-gira quebrado e guardamos na garagem por segurança. Agora já sei onde posso fazer a denúncia para zelar pelas praças. Achei a ação muito boa”, contou.

O vigilante Fernando Santos também é morador do bairro e suas quatro netas utilizam a praça acompanhada de suas mães. Para ele, a intervenção foi necessária porque muitas vezes a própria comunidade não zela pelos espaços. “A Prefeitura faz a sua parte, mas a comunidade também precisa fazer a dela. Não custa nada conservar espaços que são nossos. Vejo muitas pessoas colocando cavalos que sujam as praças, crianças que não sabem usar o brinquedo corretamente e até adultos que danificam. Foi muito bom porque é uma forma de a Prefeitura mostrar que está vigilante e conscientizar a todos sobre a preservação”, disse.

Canais
O SRQ é um canal de comunicação criado entre o Município e a comunidade para que os cidadãos dêem suas opiniões sobre as obras que estão sendo executadas, sejam reclamações, queixas, sugestões ou elogios.

Para maiores informações sobre as obras realizadas nos bairros Santa Maria e 17 de Março, bem como fazer reclamações ou dar sugestões, é só entrar em contato através dos telefones 0800 591 7214 (ligação gratuita) ou (79) 99931-9191 (ligação e WhatsApp), por e-mail no cepecemaracaju.@gmail.com ou pelo site no www.equipamentossociais.com.br

Para quem deseja um atendimento presencial, é só se dirigir ao Plantão Social instalado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP), da Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat), na Avenida I, s/n, no 17 de Março. Os atendimentos presenciais e por telefone são realizados de segunda a sexta-feira, de 8h até 13h.

As denúncias também podem ser feitas para o disque 1622 da Ouvidoria-Geral do Município, pelo telefone da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), no 153 ou pelo  WhatsApp (79) 98166-7790, no 192 para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Conselho Tutelar do 6º Distrito: (79) 3227-4336/98114-0669; ou pelo e-mail conselhotutelar6@aracaju.se.gov.br.

Requalificação urbana
O PTS integra o “Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju - Construindo para o Futuro”, onde o Município está executando obras de infraestrutura com recursos do empréstimo de R$ 400 milhões junto ao BID.

Para conscientizar a população sobre a preservação dos equipamentos sociais durante suas construções e oportunizar a melhoria da qualidade de vida, o PTS atua na promoção de oficinas, workshops, palestras, cursos de capacitação, eventos culturais e esportivos, blitz para conscientização em massa com a entrega de panfletos, abordando eixos como meio ambiente, sustentabilidade, qualificação profissional, geração de renda, preservação e conservação do patrimônio público.

A Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO) é uma das atividades que também integra o Projeto, sendo formada por moradores do Santa Maria e 17 de Março, bairros beneficiados com as obras, onde sugerem propostas de melhorias em todas as suas fases, desde o seu projeto inicial até à edificação.