Projetos da Saúde de Aracaju são classificados para mostra nacional

Saúde
28/04/2022 15h04

Três projetos de gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apresentados durante a 3ª Mostra “Sergipe, Aqui tem SUS”, ocorrida na última quarta-feira, 27, foram classificados, entre os cinco primeiros lugares, para representar o estado na mostra nacional que, neste ano, será realizada em julho, em Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul.

Ao todo, foram apresentadas 27 experiências exitosas desenvolvidas por municípios sergipanos, sendo quatro da SMS: o primeiro foi 'A implantação da central de regulação de Leitos (CRL) em tempos de covid-19, garantia de acesso qualificado'; o segundo 'Estratégias para vacinação contra a covid-19 em Aracaju: planejamento, trabalho e comunicação';  o terceiro sobre o 'TestAju – Fortalecimento da Vigilância em Saúde no Monitoramento da covid-19 em Aracaju'; e o quarto foi sobre o 'Cadastramento de mais de 100% das pessoas nas equipes de saúde da família: experiência de Aracaju/SE'.

“A Mostra obedece aos critérios estabelecidos de inscrição, seleção e premiação dos trabalhos, bem como encaminhamento dos cinco primeiros selecionados para a 17ª Mostra Nacional de Experiências Municipais em Saúde [Brasil, aqui tem SUS], que fará parte da programação do XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá de 12 a 15 de julho de 2022, em Campo Grande. Aracaju apresentará três de suas boas práticas”, explica a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Projetos premiados de Aracaju
 
O primeiro lugar foi da coordenadora-geral do Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação de Aracaju, Tina Cabral, que realizou o projeto 'A implantação da central de regulação de Leitos (CRL) em tempos de covid-19; garantia de acesso qualificado', em parceria com a enfermeira Talita Siqueira e assessora técnica Carla Garcez. 

“Tivemos um grande desafio durante a pandemia, que foi inaugurar uma Central de Regulação de Leitos. O primeiro caso, na capital sergipana, surgiu em março de 2020 e, no final de abril, nós já estávamos com a Central pronta, totalmente informatizada, com os fluxos definidos, os protocolos e formulários prontos regulando 142 leitos. Conseguimos fazer com que as portas de urgências fossem desobstruídas na zona Norte e zona Sul, qualificando o leito para o paciente que precisa do atendimento de forma equânime e regulada. Esse processo oportunizou que levássemos informações, o monitoramento dos leitos, controle adequado, subsidiando as tomadas de decisões por parte da gestão. A Central será um legado para o município e continuará funcionando mesmo com o fim da pandemia”, enfatiza Tina.

O segundo lugar foi da assessora técnica da diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde de Aracaju, Ana Régia Oliveira, com o projeto intitulado 'Estratégias para vacinação contra a covid-19 em Aracaju: planejamento, trabalho e comunicação',  

“O objetivo era mostrar os resultados positivos que tivemos, fazendo com que ele fosse um exemplo para outros municípios do estado. A ideia da mostra é essa: divulgar as experiências exitosas sendo compartilhadas com outros municípios. Estou muito feliz com a classificação dos nossos três projetos. Nossa equipe trabalha muito, produz muito e precisa apresentar resultados, compartilhando o que realizamos”, ressalta Ana Régia.

O outro projeto classificado e que ficou em quarto lugar foi o da secretária da saúde Waneska Barboza. Intitulado 'TestAju – Fortalecimento da Vigilância em Saúde no Monitoramento da covid-19 em Aracaju'. 

A testagem em massa foi a orientação principal para identificação do ponto crítico da transmissão da pandemia. Em agosto de 2020, foi criado o Projeto TestAju, para realizar testagens de Covid-19 em pontos de grande movimentação na cidade e nos bairros, visando o fortalecimento da capacidade de resposta com a diminuição na transmissão da doença e evitar óbitos. O projeto fortaleceu o diagnóstico precoce, através da vigilância de casos. Até março de 2021, foram mais de 32 mil testes realizados pela equipe da vigilância epidemiológica da SMS.