Mais de 16% da população ainda não completaram esquema de imunização

Agência Aracaju de Notícias
29/04/2022 14h24

Após o longo período em que convivemos com o vírus da covid-19, a realidade da capital sergipana mudou desde que a campanha de vacinação foi iniciada. Com o esforço da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), hoje, 91,61% da população já se encontra vacinada com, pelo menos, uma das doses da vacina contra o vírus, taxa que equivale a um total de 572.336 da população vacinável de Aracaju.

Mesmo com o bom resultado do índice de vacinação, a SMS identificou um grande número de pessoas que ainda não buscaram os postos de vacinação para se imunizar, principalmente quando é levada em conta, isoladamente, categorias distintas dos grupos vacináveis e quando se trata do sistema vacinal completo, ou seja, não só a aplicação da primeira, mas também da segunda dose de um dos imunizantes disponíveis no município.

Da mesma forma que a alta taxa de vacinação fez com que caísse o número de casos de covid-19, o que permitiu que a Prefeitura de Aracaju flexibilizasse o uso de máscaras no dia 25 de março, quando os dados apontavam uma redução de 77,64% no número de novos casos confirmados da doença, a falta de comparecimento da população - que ainda não se imunizou - aos postos de vacinação, prolonga o momento em que poderemos nos livrar definitivamente de todas as restrições impostas para evitar a doença e garantir saúde para todos.

Atualmente, no que se refere à faixa etária dos 12 aos 17 anos, o público estimado para ser vacinado é de 60.376 adolescentes , porém, 9.298 deles ainda não tomaram, sequer, a primeira dose, o que representa 15,39% de absenteísmo. Ainda, o último relatório divulgado pela SMS referente à aplicação da segunda dose em Aracaju mostra também que, do público de acima dos 5 anos, apenas 520.864 foram imunizadas com as duas doses, sendo que a estimativa é de que a vacinação ocorra em 624.707 aracajuanos, ou seja, a taxa de porcentagem dos faltosos é de 16,62%.

Enquanto aguarda e solicita que a população vá aos postos de vacinação o quanto antes para serem imunizadas com a primeira e segunda dose que garantem imunidade contra o vírus, a SMS segue disponibilizando para as pessoas com 60 anos ou mais a segunda dose de reforço. Do público estimado de 66.318 pessoas da melhor idade para receberem a quarta dose da vacina, 42,65% delas já estão devidamente imunizadas.

Locais de vacinação
A vacinação contra a covid-19 está ocorrendo em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde da cidade, bem como continua circulando pelos bairros da cidade o Carro da Vacina, além da vacinação em drive-thru, que acontece no Parque da Sementeira.