Memórias do Rádio: projeto da Funcaju relembra Petrônio Gomes

Cultura
29/04/2022 09h34

Do caminho ao trabalho à rotina doméstica e momentos de descanso, o rádio sempre esteve presente na vida dos aracajuanos. Grandes nomes de jornalistas, escritores e radialistas fizeram parte da construção da cidade, apresentando programas com suas vozes firmes e singulares, conquistando a todos com originalidade e simpatia. 

Com o intuito de resgatar momentos que marcaram o rádio sergipano, a Prefeitura de Aracaju, com planejamento da Fundação de Cultura da Cidade de Aracaju (Funcaju), oferece à população uma nova aba na plataforma AjuPlay: o Memórias do Rádio. O projeto traz, semanalmente, sonoras do locutor e escritor Petrônio Gomes, reconhecido radialista e cronista da cidade aracajuana. 

O programa a ser relembrado é o “Conversando com você”, que era transmitido pela Rádio Aperipê, no começo dos anos 90. Com mais de 50 episódios, ele apresenta curiosidades gerais da sociedade, além de poemas e crônicas.

O presidente da Funcaju, Luciano Correia, exalta Petrônio Gomes como sendo um dos maiores nomes da época de ouro do rádio sergipano. “Ele simboliza um dos momentos mais ricos da história do rádio local, pela riqueza cultural que representa sua produção radiofônica, do ponto de vista de formato de programas, das crônicas que ele produzia, que escrevia e da forma como ele apresentava”, pontua.

Os episódios estarão disponíveis na plataforma Ajuplay, que contempla várias áreas culturais, como a dança, a música, o teatro, a literatura e o cinema. “Estamos abrindo uma aba para a memória do rádio sergipano. O rádio, que é uma ferramenta a qual está se reinventando no período da internet, mas tem uma memória riquíssima, que se confunde muito com a própria história da cultura brasileira. Sergipe teve uma época de ouro do rádio; tem um rádio pujante, vivo, muito importante para a sociedade. E Petrônio Gomes, dentre outros nomes que fizeram essa época de ouro do rádio sergipano, é um dos mais importantes”, ressalta o presidente da Funcaju.    

Filha de Petrônio Gomes, Lilian Rocha relata, de forma saudosa e admirada, o talento de seu pai em ser um ótimo radialista e escritor. Além de ter sido autodidata, era apaixonado pela inteligência, cultura, raciocínio rápido, memória e possuía um jeito quase didático de explicar alguma coisa.

“Meu pai publicou seis livros, apenas, mas escreveu mais de 1.000 crônicas. Foi a pessoa que mais lindamente escreveu sobre Aracaju. Suas crônicas são fotográficas e repletas de saudosismo. Para que isso não se perdesse com o tempo, resolvi escrever a biografia dele, pois é uma figura que, dada à sua importância cultural, não pode nem deve ser esquecida. Além desse livro, pretendo publicar mais três livros de crônicas dele: um sobre as crônicas que retratam Aracaju; outro sobre as crônicas de cunho religioso, que também são uma preciosidade; e outro sobre os textos que ele publicava no Facebook, que retratam sua última fase como escritor, que vai dos 80 aos 89 anos de vida”, explica Lilian Rocha.

O jornalista Pascoal Maynard comenta que ouvia Petrônio Gomes na rádio, aos domingos, e gostava das suas crônicas. 

“Eu estou remasterizando os áudios que serão relembrados. São mais de 50 episódios, os quais estão em fita cassete. São interessantes porque tratam de curiosidades da época”, comenta Pascoal.

Sobre Petrônio Gomes

Apaixonado pela literatura, pelo rádio e pela cultura, Petrônio Gomes publicou seu primeiro artigo em 1959, no jornal Gazeta de Sergipe, não parando mais de escrever, a partir disso. Tornou-se radialista em 1971, com o programa Rádio Revista, transmitido pela Rádio Cultura. Cronista nato, possui mais de mil crônicas, as quais escreveu por mais de 60 anos, contribuindo para variados jornais. Suas crônicas são conhecidas por certo grau de profundidade, principalmente por possui um cunho religioso.

Seu primeiro programa de rádio foi “Rádio Revista”, transmitido pela Rádio Cultura, em 1971, em que consistia na locução dos mais variados assuntos, com muitas curiosidades. Passou por outras emissoras, porém sua última foi a Rádio Aperipê, com o programa que apresentamos: “Conversando com Você”.