Defesa Civil e Nupdecs mantêm diálogo sobre demandas das comunidades

Defesa Civil
29/04/2022 17h29

Com o objetivo de estreitar as relações com as comunidades, principalmente em áreas que possuem algum tipo de risco, e otimizar o tempo de resposta na resolução de demandas, a Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (SEMDEC), promove reuniões com os Núcleos de Proteção e Defesa Civil da Comunidade (NUPDECs). 

Somente em abril, três bairros participaram dos encontros coordenados pelo órgão, sendo eles, Santa Maria, com o qual houve a retomada das reuniões na modalidade presencial, e nos bairros Soledade e Jabotiana, com encontros online, tendo estes últimos ocorrido nos dias 25 e 28, respectivamente. 

O coordenador técnico e operacional da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta que nesses encontros há o acolhimento das demandas passadas pelos grupos, assim como são transmitidas orientações importantes para as comunidades, com o objetivo de reduzir possíveis riscos.  

"Durante esses encontros também informamos sobre a situação das demandas encaminhadas anteriormente, para que a comunidade fique ciente de como nós estamos atuando diante daquelas situações", ressalta o coordenador. 

Coordenadora do NUPDEC do bairro Soledade, Gilenilde Barbosa, ressalta a agilidade da Defesa Civil na resposta às demandas encaminhadas através do grupo.

"O grupo sempre foi ativo, eu gosto de conversar com a equipe. Há atenção por parte de todos conosco. Ao indicarmos uma necessidade, quando menos espero, eles já estão no local que eu passei o endereço. Isso é muito importante para a comunidade", considerou.

Para o coordenador do NUPDEC no Jabotiana, José Guedes,  as atividades desenvolvidas pelo Núcleo, juntamente com a Defesa Civil, trazem muitos benefícios, principalmente diante de situações que exigem agilidade, já que há comunicação direta membros dos núcleos e a equipe da Defesa civil. "Há um menor tempo de resposta, bem como o link entre o Nupdec, a Defesa civil e a Comunidade", pontua.

"Quando há notificação por parte do núcleo, de pronto, realizamos o atendimento", indica o coordenador Técnico e Operacional da Defesa Civil, Robson Rabelo, reforçando, ainda, que todas as solicitações direcionadas ao órgão, são devidamente atendidas, tanto as solicitações encaminhadas pelos núcleos quanto as direcionadas através dos canais de comunicação, como é o caso do número emergencial 199, que funciona 24h.