Prefeitura discute esquema de segurança para o Forró Caju 2022

Defesa Social e Cidadania
03/05/2022 17h30

Nesta terça-feira, 3, a Prefeitura de Aracaju reuniu, na sede da Secretaria Municipal da Defesa e da Cidadania (Semdec), os órgãos que estarão envolvidos no esquema de segurança para o Forró Caju 2022, e alinhou aspectos operacionais e estratégicos necessários à realização do evento.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado, ressalta o cuidado com o processo de planejamento das ações. "Hoje realizamos a primeira reunião de alinhamento com os órgãos de segurança que trabalharão no Forró Caju, para que façamos um trabalho integrado e coerente, tanto no perímetro externo do evento quanto na área interna. Todos os órgãos apresentaram suas demandas logísticas, para que tenhamos as condições necessárias à realização do trabalho", frisou.

Durante a reunião, foram apresentadas as perspectivas das plantas do espaço com a disposição dos equipamentos, contemplando a composição dos equipamentos e equipes de segurança. Todos os aspectos foram analisados para o refinamento de informações necessárias à evolução do planejamento.

Estiveram presentes na reunião representantes da Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além dos órgãos operacionais da Semdec - Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Defesa Civil.

A GMA atuará na área interna e contará tanto com o trabalho dos agentes da corporação quanto com o uso de tecnologia para ampliar o monitoramento do espaço, como informa o diretorda instituição, subinspetor Fernando Mendonça.

"Serão 300 homens empregados, diariamente, em patrulhamento e nos elevados, além das câmaras de videomonitoramento, com acompanhamento a partir da base móvel e da base instalada na área interna do evento", detalhou o diretor da Guarda Municipal.

O tenente-coronel PM Santos Júnior, ressalta a importância da reunião. "Para a Polícia Militar, que trabalha com planejamento, é muito importante esse momento para entendermos a estrutura e poder fazer um planejamento que atenda as necessidades para a segurança da população, nesse evento grandioso que é o Forró Caju", considerou.

Cíntia Guerra, assessora da superintendência do SAMU 192, avaliou de maneira positiva o alinhamento de processos e conhecimento prévio sobre o papel de cada órgão. "Esse é um evento que tem um público estimado grande e vai demandar esforços dos órgãos para essa realização. Por isso, é importante que tudo esteja muito claro, para que o evento seja feito da forma mais coerente, tranquila e planejada, para todos", disse.

A Polícia Civil esteve representada, na ocasião, pela delegada Nalile de Castro. Segundo ela, a Polícia Civil estará presente com a estrutura de confecção de Boletins de Ocorrência, para os registros de ocorrência no local, "e vamos afinar os detalhes até mais próximo do evento", acrescentou.