Em seminário virtual, Emsurb discute sobre gestão de resíduos sólidos

Serviços Urbanos
03/05/2022 17h03
Início > Noticias > 95386

Nesta terça-feira, 3, durante a realização do webinar Gestão de Resíduos Sólidos em Sergipe, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), representada pelo diretor operacional, Vinícius Almeida Melo, debateu sobre a Universalização do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) na capital sergipana. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Sergipe (ABES-SE).

Durante sua explanação, Vinícius destacou que a gestão municipal, "referência nacional em limpeza pública", tem trabalhado de maneira adequada para a destinação dos resíduos sólidos.

“A Prefeitura vem implantando metodologias para a melhoria do serviço de coleta e, consequentemente, da drenagem da cidade. Um exemplo é a instalação de ecobueiros, que visam reduzir impactos provocados pelo descarte de lixo nas vias. O primeiro deles foi instalado na área externa do Mercado Maria Virgínia Leite Franco, e mais 70 serão implementados conforme cronograma da empresa", salientou o diretor.

Na ocasião, avançando no debate sobre destinação de resíduos sólidos, o diretor operacional destacou a funcionalidade das estações de entrega voluntária de resíduos sólidos, os ecopontos, que são equipamentos públicos que recebem, por meio da população, resíduos da construção civil, volumosos, recicláveis e reutilizáveis.

“É uma inovação da gestão e tem contribuído para redução dos pontos de descarte irregular na cidade. Atualmente, seis já estão em funcionamento”, destacou Vinícius ao abordar, também, os serviços do Cata Treco e da coleta seletiva, programas realizados porta a porta em toda a cidade.
 
Por fim, o diretor enfatizou a importância da participação da empresa municipal no seminário online que envolveu consórcios de saneamento, órgãos da esfera estadual voltados para o meio ambiente, desenvolvimento urbano e associação de catadores de materiais recicláveis.

“Foi extremamente importante a presença da Emsurb como forma de compartilhar ideias e projetos implementados pela Prefeitura de Aracaju e que deram certo. Além disso, foi um meio de divulgar as ações que vem sendo feitas na área de gestão de resíduos sólidos. O encontro serviu também para ouvir estudos implantados por outros municípios que podem ser trabalhados em novas parcerias e em apoio às cooperativas", frisou.