Projeto Corujinha aplica em média 2.460 doses de vacina em bêbes por mês

Saúde
04/05/2022 15h00

Implementado pela Prefeitura de Aracaju, o Projeto Corujinha está vinculado ao Programa de Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem (PSCAJ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e é responsável por iniciar o calendário vacinal dos bebês ainda na maternidade.
 
Desta forma, os bebês nascidos nas maternidades públicas da capital (Santa Isabel e Nossa Senhora de Lourdes), antes da alta, recebem as doses das vacinas BCG e Hepatite B. Somente este ano, até o momento, foram aplicadas pelo projeto, 9.836 doses somando os dois imunizantes.

O projeto também é responsável por orientar as mães no começo dessa nova fase, e os técnicos de enfermagem que atuam no projeto são servidores do Município que cumprem escala em regime de plantão nas duas maternidades. 

“A Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju firmou essa parceria com as duas unidades e fornece, além do recurso humano, os insumos necessários para a execução do projeto. E sempre que necessário, os profissionais recebem capacitação e atualização para que o serviço oferecido contemple da melhor maneira todas as mães e bebês que chegam às maternidades para esse momento tão importante”, detalha a referência técnica do PSCAJ, Cerisa Bonfim. 

Fazem parte, também, das ações inseridas no projeto a entrega da Caderneta da Criança que oferece informações acerca de cuidados básicos com o bebê, bem como exames e vacinas, e ainda testes do pezinho e da orelhinha, os quais devem ser realizados nos primeiros dias de vida. 

“Todos os bebês nascidos em Aracaju, em uma dessas maternidades públicas, têm acesso ao Projeto Corujinha. E em casos nos quais bebê passa um período na UTI [Unidade de Terapia Intensiva], assim que é possível, ele também recebe o imunizante antes de ir para casa. E para quem optar por vacinar na Unidade Básica de Saúde, a rede oferta a vacina BCG em 33 unidades, com dias e horários específicos para aplicação, e a vacina contra a hepatite B em todas as UBSs”, destaca Cerisa.

BCG nas UBSs
Atualmente, 33 UBSs ofertam a vacina BCG para recém-nascidos, com dias de funcionamento diferenciados, nos turnos da manhã e tarde. O serviço está disponível nas UBSs: Augusto César Leite (Santa. Tereza); Augusto Franco (Farolândia); Santa Terezinha (Robalo); João Bezerra (Areia Branca); Osvaldo Leite (Santa Maria); Humberto Mourão (atualmente sendo atendidos na UBS Geraldo Magela, no Orlando Dantas); Roberto Paixão (17 de Março); Celso Daniel (Santa Maria); Hugo Gurgel (Coroa do Meio); Ávila Nabuco (Médici).

Também aplicam a vacina BCG, as unidades: Dona Sinhazinha (Grageru); Manoel de Souza (Sol Nascente); Joaldo Barbosa (América); Fernando Sampaio (Castelo Branco); Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos); Adel Nunes (América); Osvaldo de Souza (Getúlio Vargas); Maria do Céu (Centro); Dona Jovem (Industrial); Amélia Leite (Suíssa); Porto Dantas (Porto Dantas); José Augusto Barreto (Japãozinho); Francisco Fonseca (18 do Forte); Carlos Fernandes de Melo (Lamarão); Eunice Barbosa (Coqueiral); José Quintiliano (Cidade Nova); Anália Pina de Assis (A. Tamandaré); João Oliveira Sobral (Santos Dumont); Walter Cardoso (Veneza); João Cardoso (José Conrado de Araújo); Lauro Dantas (Bugio); José Calumby Filho (Jardim Centenário); Carlos Hardmam (Soledade).