Maio Amarelo: Programa Anjos Azuis conscientiza alunos em São Cristóvão

Guarda Municipal
04/05/2022 15h45

O teatro de fantoches da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, participou, nesta terça-feira, 3, da abertura das ações do movimento "Maio Amarelo", no município de São Cristóvão. A ação propõe chamar a atenção da sociedade para o alto índice de pessoas mortas e feridas no trânsito no Brasil e no mundo.

De forma lúdica os guardas municipais de Aracaju ensinam conceitos básicos de trânsito às crianças do ensino fundamental, a partir de apresentações do teatro de fantoches e, mais recentemente, por meio de jogos de perguntas e respostas.

De acordo com a coordenadora da educação para o trânsito da SMTT de São Cristóvão, Rosilene Oliveira, o objetivo principal da iniciativa é fazer com que as crianças compartilhem o que aprenderam com os pais. "Nossa intenção é chamar a atenção da população, inclusive nas escolas, e, junto com os parceiros, promover ações de conscientização para a redução de acidentes", explicou.

A coordenadora ressaltou a contribuição dos recursos lúdicos proporcionados pela Guarda Municipal, nesse processo. "O teatro de fantoches da Guarda Municipal de Aracaju é muito importante. Então, o que elas aprendem aqui de forma lúdica e descontraída pode fazer a diferença para os pais e para o nosso futuro", considerou Rosilene Oliveira.

A apresentação reuniu cerca de 250 crianças do ensino fundamental, de escolas das redes municipal e particular, na Praça São Francisco. "Viemos preparados para falar com crianças do ensino fundamental menor, que são nosso principal público, mas acabamos fazendo a apresentação para crianças, adolescentes e adultos. Foi muito bom perceber ao final que o conteúdo foi absorvido e esperamos, agora, que possa ser colocado em prática, no dia a dia deles", destaca a GM Aracelly Matos, coordenadora do programa Anjos Azuis.

O coordenador da educação para o trânsito do Detran-SE, Lacerda Júnior, destaca a importância da ação e do trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal de Aracaju, principalmente, na educação das crianças. "São Cristóvão teve a honra de receber um trabalho brilhante que é o trabalho da GMA, através do Programa Anjos Azuis. Eles, que já são parceiros do Detran, há muito tempo, fazem um trabalho de excelência quando adaptam suas apresentações para a causa do trânsito e esse ano não foi diferente", enfatiza Lacerda.

Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo surgiu no ano de 2014 como uma ação coordenada pelos poderes público, privado e sociedade civil, para a discussão acerca da segurança viária e consequente redução de acidentes, tendo em vista que o Brasil ocupa, atualmente, o quinto lugar no ranking mundial de vítimas de trânsito.

A edição de 2022, com o tema "Juntos salvamos vidas", apresenta personagens reais para alertar sobre a importância de seguir as regras de trânsito.