Prefeitura e SPU discutem liberação de áreas para construção de ecopontos

Serviços Urbanos
05/05/2022 14h33
Início > Noticias > 95411

A Prefeitura de Aracaju pleiteia, junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), a liberação de áreas degradadas, na capital sergipana, pertencentes à União, para construir novas Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (ecopontos).
 
Para tratar sobre o andamento dessas solicitações, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes, realizou uma visita de cortesia, nesta quinta-feira, 5, ao superintendente da SPU em Sergipe, Pedro Ernesto Celestino Sanjuan.

Na ocasião, o gestor da empresa municipal destacou que Aracaju já conta com seis ecopontos e que, conforme o Planejamento Estratégico da gestão, até o final de 2024, a cidade deverá contar 18 estações para recolhimento de resíduos.
 
"Algumas dessas futuras estações foram idealizadas para o conjunto Orlando Dantas, na avenida Gasoduto, conjunto José Eduardo Dutra, no bairro Porto Dantas, e conjunto Sol Nascente, próximo ao posto policial. Como esses espaços pertencem à União, estamos buscando a liberação junto à SPU para darmos início ao processo de edificação", explicou.

Ecopontos
O Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju projetou a construção de ecopontos para atender todas as regiões da cidade, de forma a facilitar o recebimento dos resíduos, com exceção do lixo doméstico, eliminar os pontos de descarte irregular de lixo e, consequentemente, proteger o meio ambiente e a população.

A instalação do primeiro ecoponto de Aracaju e também de Sergipe ocorreu, em agosto de 2018, no Bairro Industrial e, desde então, a Prefeitura fez a entrega de mais cinco unidades, as quais estão localizadas nos bairros Coroa do Meio, Santos Dumont, 17 de Março, Inácio Barbosa e Ponto Novo.