Prefeitura alinha operacionalização do projeto Defesa Civil nas Escolas

Defesa Civil
05/05/2022 15h27

Reunidos nesta quinta-feira, 5, gestores das Secretarias Municipais da Defesa Social e Cidadania (Semdec) e da Educação (Semed) alinharam a execução do projeto Defesa Civil nas Escolas.

O encontro oportunizou a apresentação do conteúdo a ser transmitido aos alunos da rede municipal de ensino, e definiu a operacionalização das atividades. A ação integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju e visa promover a educação para resiliência junto à comunidade escolar.

Segundo o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, o cronograma do projeto abrange 20 escolas municipais de ensino fundamental (Emefs). O projeto, voltado a estudantes do 7º ano, será executado, inicialmente, nas Emefs Deputado Jaime Araújo, Laonte Gama da Silva, João Teles de Menezes e Santa Rita de Cássia, unidades selecionadas de forma estratégicas.

"A intenção é formar alunos resilientes, passar conhecimento sobre desastres naturais e desastres tecnológicos, além de apresentar formas de evitar e minimizar os impactos provocados pelos desastres. Pretendemos conscientizar esses alunos sobre os prejuízos causados pelo descarte irregular de lixo e apresentar conceitos importantes para essa formação, como o que são as áreas de risco, o que é e como trabalha a Defesa Civil. Nessa reunião pudemos apresentar, aos gestores da rede municipal, essas informações que serão passadas para os alunos", explica o gestor da Semdec.

Tendo em vista a presença do conteúdo sobre desastres naturais, também, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na matriz curricular do estado, a secretária-adjunta da Semed, professora Antônia Arimatéia, considera a perspectiva da Defesa Civil importante pelos subsídios e recursos a serem levados às escolas e aos professores, para tratar da resiliência, especialmente durante o período chuvoso.

"É importante trabalhar, pedagogicamente, esse alerta de prevenção e mitigação para que o aluno, a sua família e a comunidade, de forma geral, estejam preparados para os momentos de crise. Nesse contexto, diante de um episódio de possíveis riscos, é fundamental que a gente saiba como agir e evitar os possíveis danos", pontua a educadora.

O encontro foi realizado no Departamento de Educação Básica da Semed, e contou, também, com a participação do coordenador técnico e operacional da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo; do coordenador de Ensino Fundamental da Semed, Evilson Nunes; da coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade, da Semed, Maíra Ielena Nascimento; e da chefe da Asplandi/ Semdec, Rosimari Cavalcante.