Assistência Social Presente contempla moradores do bairro Areia Branca

Assistência Social e Cidadania
05/05/2022 17h00

As ações do programa Assistência Social Presente contemplaram, nesta quinta-feira, 5, os moradores do bairro Areia Branca, zona Sul. Com esta iniciativa, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Assistência Social, leva às comunidades atendimentos socioassistenciais em escritórios móveis instalados dentro de um ônibus.

Para a ampliar a oferta dos serviços no bairro Areia Branca, além do ônibus, a Secretaria da Assistência Social utilizou a estrutura da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Florentino Menezes.

De acordo com a coordenadora de Políticas Transferência de Renda de Aracaju, Yolanda Oliveira, o projeto continuará na região por mais três ações, em datas a serem divulgadas posteriormente, devido à grande demanda da comunidade local.

“A antiga Zona de Expansão é uma área que exige muito das políticas públicas, pois existe uma carência de serviços nessa região. Nós já temos uma ação itinerante semanalmente, às quartas-feiras, na UBS Santa Terezinha, mas entendemos que não é fácil para as famílias se deslocarem, pela distância, e recebemos uma demanda através da Escola Florentino Menezes. Ao trazer essa ação para esta comunidade, nós dividimos os atendimentos, no ônibus atendemos as senhas preferenciais e as demais na escola, para que esse atendimento se torne mais rápido”, destacou a coordenadora.

A diretora da Emef Florentino Menezes, Dayse Simões de Oliveira, explica que, diante da identificação de vários pais com dificuldade de se deslocar ao Cras de referência da região, entrou em contato com a Assistência social para fazer essa ponte.

"No primeiro momento ficou marcado um dia só, mas não esperávamos uma demanda tão grande. Acredito no trabalho em rede, a Educação não trabalha sozinha, trabalhamos junto com a Saúde e Assistência Social. É uma parceria que tem sido bastante benéfica para a comunidade que vem enfrentando um momento bem difícil nesse período pós-pandemia”, destaca.

A ação contou com a participação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Maria Pureza, equipamento de referência da região, localizado no bairro Inácio Barbosa. De acordo com a psicóloga que atua na unidade, Milena Rocha, os atendimentos realizados são voltados à escuta qualificada e orientações.

“O Creas está presente trazendo os serviços do equipamento, que é voltado para pessoas que têm seu direito violado e durante esta ação nós realizamos alguns atendimentos, onde prestamos as devidas informações e encaminhamentos para melhor qualidade de vida dessa população”, afirmou a psicóloga.

População Satisfeita

A doméstica Ana Nascimento aproveitou os serviços para fazer cadastro no CadÚnico e tirar dúvidas sobre os direitos da mulher. “Gostei muito do serviço, pra mim foi muito bom, pois moro aqui perto e ia precisar me deslocar pra muito longe pra realizar esse atendimento. Estou satisfeita”, disse.

Para a dona de casa Maria Francisca dos Santos, ter os atendimentos no bairro evitou seu descolamento para o Cras. “Achei muito bom que vieram até a comunidade, a moça me atendeu, fiz meu recadastramento do Cadastro Único, aproveitei que o serviço estava mais perto”.

A dona de casa Roseilde Quirino buscou atendimento para realizar o cadastramento na Tarifa Social Baixa Renda da Energisa. “Achei o atendimento ótimo porque é mais próximo da residência da gente e não precisamos pegar ônibus pra se deslocar. Aqui na comunidade é bem melhor”.

Serviços
O programa assegura atendimentos dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM), das Políticas de Habitação e de Transferência de Renda, além de o veículo ser utilizado em trabalhos técnicos sociais realizados pelo Município em convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A ação conta com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).