Programa Anjos Azuis apresenta espetáculo sobre bullying e empatia

Guarda Municipal
05/05/2022 16h39

O Programa Anjos Azuis, executado pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculada à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), visitou, nesta quinta-feira, 5, uma instituição de ensino privada e, por meio da utilização do teatro de fantoches, abordou o bullying, empatia e o respeito ao próximo, dentro e fora da escola. A ação contemplou crianças a partir da educação infantil.

Para a guarda municipal e coordenadora do projeto Aracelly Santos, a utilização de peças lúdicas auxiliam a criança a compreender, de maneira mais fácil, a mensagem a ser transmitida. "É sobre aprender brincando, esse é o intuito do projeto, passar mensagens educativas, mas sempre de forma leve, através do teatro de fantoches e também de outras atividades de fixação, jogos e dessa conversa, essa aproximação das crianças com a gente", ressalta.

Elaine Santana, coordenadora pedagógica da instituição, acredita que o projeto fortalece o vínculo entre a GMA e as crianças. "Isso aproxima, mostra que a Guarda está à disposição das escolas, das crianças e são acessíveis, isso cria neles o desejo de um dia também fazer parte, quem sabe, da Guarda Municipal", considera.

Aracelly salienta que a GMA também atua em parceria com diversas instituições. "A gente atende também as escolas particulares, não somente as públicas. O importante é conscientizar, falar um pouco sobre as diferenças, sobre respeito, cidadania, que é o nosso objetivo como Guarda Municipal, e começar a prevenção, implantar neles essa conscientização desde pequeno", conclui.