Prefeitura garante desenvolvimento sustentável através de política ambiental

Agência Aracaju de Notícias
13/07/2022 09h15

Uma das metas do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju é pensar em uma cidade cada vez mais sustentável. O intuito da gestão municipal é, sobretudo, garantir melhorias na qualidade de vida da população, avançando de maneira contínua nas ações para assegurar políticas públicas ambientais. 

Sabendo que ativos ambientais presentes na capital são direitos de todos, da atual e das futuras gerações, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) tem adotado ações que garantem o usufruto seguro dos recursos naturais e a sua preservação, seja modernizando processos burocráticos, adequando-os à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), arborizando a cidade ou mesmo criando reservas ambientais.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, as ações realizadas pela Sema fazem com que a cidade cresça economicamente, criando, assim, oportunidades de melhores condições de vida e, ao mesmo tempo, assegurando que as riquezas naturais não sejam alvo de ação predatória.

“Na Prefeitura, acreditamos na técnica, na ciência. Acreditamos que, ao aumentar o conhecimento sobre a cidade, seus ativos ambientais, e os efeitos da população sobre esses ativos, podemos fazer uma política centrada na efetividade, que busque promover o desenvolvimento sustentável”, afirma o gestor.

Uma das ações parte, inclusive, do ambiente interno da administração municipal, com a A3P, programa do Ministério do Meio Ambiente, cujo objetivo é a promoção da responsabilidade socioambiental. Todo planejamento tem sido seguido à risca, com medidas como a digitalização de documentos das pastas e a prestação de serviços online. Isso tem ajudado a reduzir significativamente a derrubada de árvores e o consumo de energia.

Para além das adequações internas, a administração atua de maneira mais abrangentes, como é o caso do programa Aracaju Mais Verde, inserido dentro do Planejamento Estratégico, e responsável pela criação de um inventário arbóreo da cidade, o que permite um conhecimento pormenorizado das árvores espalhadas pela capital; e também pela plantação de mudas.

Unidades de conservação

Entre as ações de política ambiental que avançaram está a criação de reservas ambientais. Atualmente, Aracaju conta com três desses espaços de preservação. O Parque Ecológico Tramandaí, localizado no Jardins, fundado em 1996; o Parque Ecológico Poxim, que conta com 172 mil m² de área, criado em 2020; e a Reserva Extrativista das Mangabeiras, criada este ano, um importante local de preservação tanto do meio ambiente quanto da cultura local.

Esses locais são fundamentais, pois estabeleceram, por meio de documento técnico, os zoneamentos e as normas que norteiam o uso do meio ambiente circunscrito nestes territórios.

“O Plano de Manejo é um documento que faz toda a avaliação dos potenciais ligados à fauna, flora, solo, entre outras coisas, para aumentar o conhecimento sobre a área e, a partir disso, estabelecer quais são as restrições para o uso, ou seja, um plano de gestão para com o objetivo de salvaguardá-la para as futuras gerações”, ressalta o secretário.