Prefeitura intensifica ação para inibir ocupação irregular de espaços públicos

Serviços Urbanos
06/05/2022 16h00

A Prefeitura de Aracaju atua para manter o ordenamento dos espaços públicos da cidade. Neste sentido, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou, nesta sexta-feira, 6, uma ação no centro comercial da capital, trabalho que contou com o apoio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). 

“Para esta ação preventiva, que terá continuidade neste sábado, 7, contamos com a atuação de 30 fiscais da Emsurb que foram direcionados às ruas José do Prado Franco, Santa Rosa, Florentino Menezes, Apulcro Mota e entorno dos mercados centrais”, explica o diretor de Espaços Públicos do órgão municipal, Bira Rabelo.

Presidente da Emsurb, Bruno da Paixão Moraes ressalta a importância desse trabalho para o ordenamento da região e destaca que a empresa faz a fiscalização de forma regular e diária. "Mas, mesmo assim, recebemos reclamações referentes a ocupação irregular de ambulantes. Por isso, é necessário intensificarmos os trabalhos para que a mobilidade urbana nesta área não seja comprometida”, frisa.

Para o diretor-geral da Guarda Municipal, subinspetor Fernando Lucas Alves Mendonça, o apoio da corporação à ação da Emsurb "é um trabalho extremamente importante" para organizar o espaço público de forma que as pessoas possam utilizá-lo da melhor maneira possível. "Sendo assim, a Guarda Municipal presta o suporte necessário, visando melhorar e reforçar a segurança naquela área, principalmente, no entorno dos mercados”, enfatizou.

Para Edinilson Bispo, motorista de lotação, o empenho dos agentes da Emsurb reduz transtornos diários enfrentados por aqueles que precisam se deslocar pela região. “Todos os dias faço o embarque e desembarque de passageiros nessa área e observo que, infelizmente, alguns ambulantes são resistente, o que muitas vezes prejudica o trânsito”, relata. 

Jorge Carlos, que tem um estabelecimento comercial há cerca de 50 anos nas imediações da rua José do Prado Franco, também reconhece o trabalho da Prefeitura. “A fiscalização contribui para dar mais fluidez ao trânsito e reforçar a organização dos espaços públicos. Esse tipo de ação é importante porque assegura a mobilidade tanto de quem trabalha ou transita, evitando assim acidentes e tumulto”, declarou o comerciante.

“Eu costumo vir ao Centro fazer compras no mercado e sempre presencio a ação dos fiscais da Emsurb para impedir a presença de ambulantes nas calçadas ruas, mas percebo que alguns não querem colaborar. Hoje, pude chegar e estacionar a minha moto, tranquilamente, sem ter carrinho de fruta ocupando o espaço para estacionamento”, disse o aposentado José Adivan dos Santos.