Mães de usuários com deficiência são homenageadas pelo Centro DIA

Assistência Social e Cidadania
06/05/2022 17h00

Com dupla, tripla ou quarta jornada, as mães de crianças com deficiências enfrentam desafios maiores no dia a dia para proporcionar o bem-estar de seus filhos. Com a proximidade do Dia das Mães, celebrado no dia 8 de maio, o Centro de Referência Especializado para Pessoas com Deficiência (Centro DIA), unidade gerida pela Prefeitura de Aracaju, promoveu na tarde desta sexta-feira, 6, homenagens às mães dos usuários assistidos pelo equipamento.

De acordo com a coordenadora do Centro Dia, Lívia Caroline Menezes Almeida, a atividade objetivou proporcionar às mães um momento de descontração. "Quisemos que essas mães desopilassem, desviassem o foco dos seus filhos porque elas têm total dedicação a eles. A proposta desta tarde foi para que as mães voltassem o olhar para elas, se divertissem e para que se vejam como uma mulher que precisa ter coragem para cuidar da sua autoestima”, detalhou.  

Para que isso acontecesse, os usuários ficaram em casa sob os cuidados de parentes. Gerente da Média Complexidade da Proteção Social Especial do Município, Vanessa Barreto participou da ação e reconheceu a força das mães na luta pela qualidade de vida dos seus filhos.

Maria do Carmo Ribeiro é mãe do Ramiro, 38, autista assistido há cinco anos pelo Centro Dia. Engajada pela inclusão social, Maria foi a fundadora da Associação de Amigos do Autista em Sergipe (Amas) e atualmente é presidente da Associação Brasileira de Autismo em Sergipe (Abra) e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

“Conheci a unidade através de uma mãe que possui um filho assistido pelo Centro Dia. É um espaço muito bom, as meninas que trabalham aqui são maravilhosas. O cuidado que elas têm com o meu filho é excelente. Viemos de coração aberto. Nos sentimos muito felizes. É uma forma de saber o quanto elas gostam de nós e dos nossos filhos. Somos como uma família  que se formou com objetivo de proporcionar uma vida melhor para os nossos pequenos”, exprimiu.

A autônoma Débora Barbosa foi premiada por duas vezes no bingo promovido durante as homenagens. Ela é irmã do Bruno, de 41 anos de idade, que tem deficiência intelectual e física. Desde que sua mãe faleceu, ela passou a cuidar do irmão.

“O Centro Dia é diferenciado. As pessoas daqui são muito legais, doce no tratamento com ele. A equipe é sensacional. Foi uma ação feita com muito carinho para nós, mães, e está sendo uma maravilha. Me sinto muito reconhecida com essa iniciativa porque só quem tem uma pessoa com deficiência na família conhece a nossa luta diária”, frisou.

Centro DIA
Gerenciado pela Secretaria Municipal da Assistência Social, o Centro Dia, situado no bairro Pereira Lobo, atende a 34 usuários com idades entre 18 e 59 anos, com deficiências visual, cognitiva e física, e com Síndromes de Down e do Espectro Autista.

Com uma equipe composta por 14 profissionais, como educadores sociais e cuidadores, a unidade realiza diversas atividades socioeducativas que visam o desenvolvimento da autonomia como principal objetivo.

Os atendimentos na unidade foram retomados de forma presencial em outubro do ano passado, após um ano e sete meses de serviços suspensos em virtude da pandemia do coronavírus, e contemplam cinco usuários por turno. “Iniciamos os atendimentos com alguns usuários, mas agora voltamos em sua totalidade, tomando todos os cuidados necessários", salienta a coordenadora da unidade.