Educação de Aracaju e Associação Bem Comum alinham ações conjuntas

Educação
06/05/2022 17h08

Entre quinta e sexta-feira, dias 5 e 6, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) recebeu a visita de membros da Associação Bem Comum (ABC), oportunidade em que as instituições fizeram um balanço das ações resultantes da parceria firmada em 2021, e que representa o esforço da Prefeitura de Aracaju para fortalecer o ensino e a aprendizagem na rede municipal.

Durante os dois dias, foram realizadas reuniões e visitas às escolas. Em encontro na quinta-feira, 5, na Semed, além da equipe gestora da pasta, estiveram presentes, ainda, representantes da Bem Comum e da Lyceum Consultoria Educacional, instituição responsável pela produção dos cadernos utilizados pelos estudantes no Educaju e pela formação continuada de professores e gestores da rede municipal em relação ao programa. Na ocasião, foram feitas a análise dos desenvolvimento das estratégias e o planejamento das próximas ações.

Em visita às escolas da rede, o grupo dialogou com professores e coordenadores pedagógicos sobre a utilização dos cadernos e a rotina de trabalho. O secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, pontua que a presença da Bem Comum na capital sergipana consolida mais uma etapa de alinhamento de estratégia, fundamental para a estrutura educacional das unidades de ensino da rede. 

"Nós estamos recebendo a Bem Comum com muita alegria. Foi apresentado um balanço do programa, as perspectivas para os próximos meses e definidos os próximos passos que serão dados para o fortalecimento desta parceria e ampliação das ações pedagógicas com vistas à alfabetização dos alunos", explana Ricardo Abreu.   

Nesta sexta-feira, 6, foram apresentados os resultados da avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado de Sergipe (Saese), de forma detalhada, para equipes pedagógicas da rede municipal da Educação.
 
"O intuito é instrumentalizar os técnicos para o estabelecimento de estratégias de intervenção pedagógicas nas escolas da rede municipal, e analisar como podemos utilizar este processo de avaliação para aprimorar nossas estratégias de formação e de acompanhamento pedagógico das escolas", afirma o coordenador de Ensino Fundamental da Semed, Evilson Nunes.

As visitas às escolas foram feitas por amostragem, com duas unidades de ensino escolhidas por região. A partir desta visitação, houve um balanço de como a Semed está desenvolvendo a formação, o acompanhamento e o uso do material na capital. Logo após, houve uma retrospectiva do processo de implantação do Programa Educaju, como ato de despedida à ex-secretária da Educação, professora Cecília Leite, cujo desligamento da gestão da pasta se deu nesta quinta-feira, a pedido dela.

Coordenador interestadual da Educar Pra Valer, da Bem Comum, com sede no Ceará, Fernando Ronny ressalta que a visitação faz parte de uma rotina de aproximação da equipe com a realidade da rede municipal de Aracaju. 

"É preciso reforçar as ações nas escolas que reduzam as desigualdades de aprendizagem e que permitam que a rede erradique o analfabetismo que se intensificou devido aos anos de aulas remotas. Temos grandes desafios em todos os anos, mas os últimos anos, dos anos iniciais [do ensino fundamental], chamam ainda mais para o senso de urgência. A rede municipal pensou estratégias de fortalecimento de políticas de formação de gestores e professores, material estruturado paras os alunos dos anos iniciais, um sistema perene de avaliação da rede e equipe de apoio aos gestores escolares", pontua Fernando Ronny.