Professores da rede municipal aprovam cadernos do programa Educaju

Educação
09/05/2022 13h05

O programa Educaju, lançado pela Prefeitura de Aracaju, tem contribuído para a recuperação da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino, afetada pela suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia. Os cadernos auxiliam professores, inclusive, no processo de alfabetização. No dia a dia da sala de aula, docentes comemoram a oportunidade de trabalhar com um material rico e eficiente.

É o caso da professora Ana Paula dos Santos, que leciona em uma turma de primeiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. Carvalho Neto. Ela conta que os cadernos do Educaju têm auxiliado no processo de ensino-aprendizagem e fortalecido o trabalho desenvolvido em sala de aula.

"A experiência com o Educaju tem sido enriquecedora para o meu trabalho. Ele contempla habilidades de leitura, de linguagem, de compreensão leitora, do alfabeto, e todas essas habilidades são necessárias para esse momento de retorno presencial. As ilustrações que os cadernos trazem são muito interessantes e fortalecem nesse sentido da alfabetização. O Educaju foi uma grata surpresa, pois o material é de fácil compreensão, bastante rico e contempla de forma positiva as nossas necessidades do momento”, afirma a professora Ana Paula. 

No total, serão distribuídos 49.987 cadernos entre os estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. São cadernos de Língua Portuguesa, de Matemática e de Fluência Leitora, além de um caderno extra direcionado aos estudantes que apresentam mais dificuldades. Karla Gisele Ferreira é coordenadora pedagógica da Emef Laonte Gama da Silva e comenta que a experiência dos professores tem sido bastante positiva. 

“Ao adotar os livros, as professoras notaram que os alunos se interessaram mais. A linguagem utilizada é muito acessível, eles conseguem acompanhar, têm vontade de fazer as atividades. O visual do livro cativa os alunos, chama muito a atenção e eles têm vontade de folhear. Acompanham de uma forma muito producente. E esse ponto de sempre retomar habilidades anteriores ajuda os alunos a recuperarem a aprendizagem, depois desses quase dois anos sem aulas presenciais”, relata Karla.

Marileide Rodrigues também é professora da Emef Laonte Gama da Silva e diz que os temas abordados nos materiais são importantes, pois contemplam atividades do dia a dia dos estudantes. “Temos habilidades necessárias para os alunos se desenvolverem de forma ampla, o livro aborda assuntos do dia a dia, é completo e tem muitas atividades. É um material fácil para o professor trabalhar com os alunos”, reconhece. 

Formação
Além de fornecer o material didático do Educaju, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) realiza formações para os docentes sobre o uso dos cadernos, a partir do programa Horas de Estudo. Valdeci Josefa, uma das formadoras, é ligada à Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef/Semed) e conta que os encontros são voltados à teoria e à prática.

“A proposta das formações é mostrar como o professor atuar na prática, dar subsídio para ele. A formação contempla a realidade do docente. Além disso, o cronograma de estudos não é fechado, pode mudar de acordo com a realidade dos professores. Mudamos de tema, caso o professor apresente alguma outra necessidade específica e tomamos como base, também, o resultado das provas diagnósticas, que são dados estatísticos recentes”, explica Valdeci.