Prefeitura renova parceria para continuidade do projeto Aula Digital

Educação
10/05/2022 11h58

Na manhã desta terça-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), assinou a carta de compromisso de participação da rede no projeto Aula Digital, uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, com quem o Município tem parceria firmada desde 2017.

A solenidade contou com a presença dos gestores das escolas beneficiadas com a parceria. Representando a Semed, o diretor interino de Educação Básica da Secretaria, professor Evilson Nunes, ressaltou a importância da manutenção desta parceria, que proporciona inúmeros benefícios para as escolas participantes.

“Reafirmamos esta parceria, entendendo que é fundamental dinamizar as atividades letivas na rede, utilizando a tecnologia como mais um instrumento de recomposição da aprendizagem dos alunos, tão afetada com a pandemia. Este é um salto qualitativo muito grande que a Prefeitura de Aracaju proporciona para os estudantes com esta parceria com a Telefônica Vivo e o Instituto Paramitas, potencializando o trabalho pedagógico dos professores”, afirma Evilson.

O Projeto Aula Digital continuará atendendo 43 unidades de ensino da rede municipal que atendem ao seu público-alvo, estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além da disponibilização das maletas digitais, com notebooks, tablets e aplicativos com conteúdos educacionais para uso em sala de aula, a parceria também prevê formação para os docentes, através do Instituto Paramitas.

“Sabemos que durante as aulas remotas, nem todos os estudantes tiveram condições iguais de ter acesso aos conteúdos pedagógicos e que está sendo um desafio grande para os professores a recomposição dessa aprendizagem e a  Fundação Telefônica Vivo quer apoiar este trabalho”, explica a gerente de projetos da Fundação, Karina Daidone.

Os conteúdos disponíveis nos tablets foram atualizados e adequados ao Currículo de Sergipe. A partir desta quarta-feira, dia 11, as escolas passarão para a equipe do projeto um relatório sobre o estado de cada item da maleta digital, para devido reparo ou substituição. A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macedo, professora Silvânia Nogueira, comemorou a renovação da parceria.

“Fomos uma das primeiras escolas a aceitar participar do projeto, ainda em 2017. Nossos professores aderiram bem ao uso da maleta e até nossos alunos especiais também participam dessas aulas interativas. Com a adequação do conteúdo, vai ficar mais fácil trabalhar, principalmente agora que estamos com muitos alunos para alfabetizar, por conta do prejuízo causado pela pandemia”, relata Silvânia.