Conselho Municipal de Saúde divulga 6º Boletim do Projeto Vida no Trânsito

Saúde
11/05/2022 16h00

Para discutir e deliberar assuntos relativos ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju, gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), trabalhadores e usuários que integram o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizaram a 61ª Reunião Ordinária do CMS de Aracaju, nesta quarta-feira, 11. Na ocasião, a equipe do PVT lançou o 6º Boletim Epidemiológico do programa.

Segundo a presidente interina do CMS, Núbia Santana, o encontro foi bastante produtivo. “Foi uma reunião em que conseguimos, mais uma vez, estabelecer o diálogo entre o controle social e a gestão, com a transparência nas resoluções das políticas públicas para os usuários e trabalhadores do SUS”, explica.

Boletim do PVT
O 6º Boletim Epidemiológico do programa apresenta o resultado da análise individual dos acidentes de trânsito fatais ocorridos em Aracaju no ano de 2020. De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante, para traçar estratégias de redução de acidentes de trânsito em Aracaju, existe uma qualificação da coleta, gestão e análise sistemática de dados referentes a acidentes de trânsito que ocorreram no município, sendo analisados os fatais, definidos como qualquer pessoa que tenha falecido imediatamente ou venha a falecer no período de 30 dias como resultado de um acidente de trânsito. 

“No ano de 2020, foram 2.387 acidentes de trânsito na capital. Desses, 40 pessoas morreram, sendo 36 homens que perderam a vida, enquanto que quatro foram pessoas do sexo feminino. Pela análise, em primeiro lugar ficaram os condutores de motocicleta (20), seguidos por pedestres (9), ciclistas (7), condutor (2), passageiro-moto (1) e passageiro (1). O bairro onde mais aconteceram os óbitos foi o Centro (4 mortes). Esses dados divulgados através do Boletim são enviados aos gestores que fazem gestão de segurança no trânsito na capital para que subsidiem no planejamento, execução, monitoramento e avaliação de ações de prevenção de lesões e mortes no trânsito”, pontua Taise.

A elaboração de projetos de segurança e prevenção de acidentes de trânsito foca em três pilares básicos que são: “educação, engenharia viária e fiscalização no trânsito”, e as estratégias de intervenção focam nos usuários do espaço viário, os condutores de moto, pedestres, condutores de veículos e ciclistas.
 
Fizeram parte da elaboração desse Boletim a SMS, Detran/SE, SMTT, CEAC/PM e a Delegacia de Delitos de Trânsito, em parceria do Instituto de Análise e Pesquisa Forense, que fornece os dados referentes a alcoolemia.

Ainda durante a reunião, houve a apresentação dos dados da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), os quais foram explanados pela coordenadora, Chenya Coutinho. 

“Apresentamos o consolidado de produção da Rede, que são dados extraídos da base de informação do Ministério da Saúde, em uma série histórica de 2017 a 2021. Com isso comprovamos a ampliação da produção dos atendimentos. Vale ressaltar que nestes anos, a SMS também realizou Processos Seletivos Simplificados para ampliar o quadro de profissionais, instalou o prontuário eletrônico, melhorando o monitoramento do usuário em saúde mental”, relata.